Boa tarde,
Iniciei a minha actividade profissional numa empresa de apoio ao domicílio em Julho de 2012, estando a recibos verdes mas também assinei um contrato que basicamente me obriga, em caso de despedimento ( da minha parte ou da empresa) a notificar com 15 dias de antecedência. Pelo que percebi e o que tem sido feito até hoje, tenho um ordenado base de 400-500 euros, e restante valor seriam ajudas de custo.
A minha dúvida é a seguinte: eu tenho ganho sempre entre 700 a 800 euros mensais, e o acordo foi passar no recibo valores entre 400 euros e 500 euros, e o restante montante eu teria que entregar facturas de alimentação, combustível, roupa, telemóvel, ajustando assim as contas.
Claro que eu sei que estou a compactuar com esta empresa em termos de fuga ao fisco.. mas também sempre que digo à entidade que quero começar a declarar nos recibos a totalidade do que recebo, sou bombardeada com comentários que apartir de 2013 vou pagar muito de irs e à segurança social, e eu claro, como sou uma novata, não percebo nada destas coisas.. deixo-me ir na conversa!
Queria que me esclarecesse sobre a melhor atitude a tomar a partir de 2013, se será melhor começar a declarar todo o rendimento, e depois como será após os 12 meses de isenção, ou seja, declarando 750 euros, quando vou ter que descontar...
O meu grande medo, é se é legal eu estar a dar facturas de tudo e mais alguma coisa, que muitas nem são minhas, e esta empresa ser fiscalizada, e eu andar eludida que ando a poupar algum dinheiro, por nao descontar tanto, mas depois levar com multas, etc etc.
Obrigada e agradeço a disponibilidade para me ajudar.