Olá,
Boa noite.
É a primeira vez que escrevo neste forum e só hoje o descobri. Pena que realmente foi só hoje, porque preciso urgentemente das respostas que poderei obter desta questão, para ficar elucidada sobre estas 'coisas' todas... E vou ser sincera desde já, não percebo nada disto, estou a falar pelo que a minha mãe me transmitia. Se alguma coisa não parecer normal/correcta, com certeza foi má explicação minha.
A minha mãe, desde Outubro do ano passado (2009) está de baixa médica devido a um esgotamento (que virou depressão). Foi ao médico e ele foi passando várias 'baixas', porque achava que ela ainda não estava pronta para ir trabalhar. Ou seja, tinha aquelas consultas periodicas. No entanto sempre tivemos a ajuda da Segurança Social. Entretando, Maio/Junho deste ano, resolveram enviar uma carta para casa a dizer que o problema da minha mãe não se resolvia ficando em casa (de baixa) ... Isto foi ela que me disse, pelas palavras dela, não me leu nenhuma carta). Retirou a ajuda e os problemas foram acomulando (e despesas também). Sem eu saber disto, fui de férias para fora do país, quando voltei, tinha 3 meses de atraso para pagar de TV+TELf, renda de 600€ para pagar, agua, gás, etc... A conta da minha mãe a ficar a negativo e eu a tentar pagar como podia com os meus quase 650€ mensais ( e varia, sou vendedora e isto tá mal).
Uma das minhas questões é... Eu não tenho dinheiro nenhum, não consigo pagar a um psicologo para a minha mãe, mal tenho dinheiro para pôr comida em cima da mesa ( só eu sei a 'fome' que tenho passado, para a minha mãe poder ter o que comer em casa e de dar de comer aos meus animais, fora os medicamentos que são precisos para um deles) e o pior disto tudo, é que a minha mãe está numa depressão, ao que me parece um pouco profunda e se eu falo do assunto ela fica irritada. Eu sei que ela não está preparada para ir trabalhar... O que acontece é que ela vai amanha, mas o estado de ansiadade dela é muito grande... E ela tem medo de uma recaída, o prórpio médico disse-lhe que era muito mau ela ter uma racaída. Ela está assustada com isso.
Já li que não existe nenhum tempo minimo/maximo (não sei) para se pôr outra baixa... Mas até que ponto, a segurança social do dia para a noite pode retirar a ajuda? Será que ela foi a alguma consulta, e pareceu ao médico que ela estava melhor? Eu não sei como as coisas se procederam, ela fica irritada só de tocar no assunto e sei que ela não está preparada para ir trabalhar amanha, embora eu tenha dado algum apoio e força para ir. É só nervosismo de '1º dia' de trabalho. Tento ser positiva e animadora.
- Para sobreviver até hoje, contei com a ajuda de amigos, que me foram emprestando dinheiro para eu pagar as contas, como a Segurança Social deixou de ajudar, a conta da minha mãe ficou a negativo, e o que ela recebe do trabalho, até hoje não deu para ficar com saldo positivo. Temos vivido á base do meu ordenado e de amigos meus.
Agradeço algum tipo de ajuda, para que possa ficar descansada! Se forem colocando questões, terei todo o gosto em responder, mas dando a informação que eu sei...
Obrigada
Cumprimentos,
Catarina Duarte, 24 anos.