Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa Médica - Crises de Ansiedade/Agorafobia/Ataques de Pânico

Boa noite, depois de muito pesquisar espero conseguir encontrar aqui uma resposta ás minhas dúvidas..

Desde que fui mãe que comecei a sentir uma certa ansiedade, por vezes medo de algo, sem perceber ao certo do quê.. Estive em casa de licença e retomei o trabalho em Maio de 2011. O meu trabalho fica ainda longe da minha área de residência, pelo que arranjei um berçario para deixar a bebé perto do trabalho. Fazia Kms com ela no carro todos os dias..de manhã e ao final da tarde.. muito exaustivo, não escondo!

Num dia do mÊs de Novembro, de volta para casa, comecei a sentir.me muito mal disposta, com tonturas, suores frios, formigueiros nas mãos, pés, pernas e com um batimento cardíaco completamente descontrolado... ia ao volante, portanto, a minha reacção foi encostar na berma e ligar para o 112, expliquei a situação e salientei que tinha uma bebé no carro..apareceu uma ambulância dos bombeiros, passados quase 45min.. fizeram-me ali mesmo uma pequena avaliação e encaminharam-me até ás urgências mais próximas, fiz análises e exames e o dignóstico foi algo do género ' stress, cansaço e ansiedade','procure o seu médico assistente e fale da situação'... vim para casa, já tarde e a más horas e pensei que precisaria apenas de uma boa noite de sono..e assim foi,no dia seguinte retomei a minha actividade.. Só que as crises começaram a surgir, dia após dia, comecei a sentir.me mal em todo o lado,com medo de conduzir, de estar fechada no gabinete, de estar com muita gente numa sala.. Já estava em Dezembro e decidi procurar ajuda junto do meu (FANTÁSTICO)médico de familia.
Fiquei imediatamente de baixa; Fui encaminhada para a psiquiatria e psicologia... medicação em dose de 'cavalo', que me deixava tão K.O. que por vezes parecia que o chão me fugia dos pés. Sentia.me frustrada e angustiada por não ter quem ficasse com a minha filha e foi extremamente complicado gerir os horários da menina em função dos meus, pois eu só queria dormir, não tinha paciência para nada e tinha até medo de estar com ela naquelas condições.

A medicação foi fazendo parte dos meus dias..cerca de 10 comprimidos por dia (para alguém com 20 e poucos anos acho que é excessivo).

Surgiu a primeira ida á junta médica, onde leram o relatório do médico psiquiatra e sem muitas questões desejaram-me as melhoras e muita força, prolongando-me a baixa.

No passado dia 16 de Abril (2ªf) voltei de novo á junta médica, referi a situação, disse que estava a ser seguida e que tinha sido aumentada a medicação mas que ainda tinha ataques de pânico (inclusivamente a sala de espera estava cheia e começaram de novo os suores frios, as tonturas e a vontade de sair dali...). Não valeu de nada, pois o relatório da psiquiatra nem saiu do envelope que acabara de ser entregue.
'a menina já está á 130dias em casa, se não tentar não sabe se consegue, portanto volte para o seu trabalho porque ainda é muito nova'... aquilo não me 'caiu' lá muito bem, afinal as 'doenças mentais' não escolhem idades.. apesar de muitas pessoas nunca terem passado por isto, só a minha almofada sabe as lágrimas que deito todas as noites, tentando perceber porque é que não volto a ser 'normal'??!!!

Posto isto, eu não sou capaz de conduzir ou estar fechada num transporte público, estou a tomar medicação que influencia imenso na minha capacidade de memória e concentração e sendo eu uma profissional de saúde que trabalho com pessoas que requerem cuidados específicos, acham que será justo voltar ao trabalho?? Não estou em casa porque quero, pois a baixa vai direitinha para as despesas da habitação.. mas não me sinto bem!

Já pensei em despedir-me, pois assim não estava sempre a pedir baixas e andar constantemente em médicos pois já me chegam as consultas de psiquiatria e psicologia!!mas sei que ao fazê.lo vou ficar sem dinheiro para as despesas...

A minha duvida é a seguinte: Já devia ter voltado ao trabalho no dia seguinte á junta médica ou posso pedir nova baixa ao médico de familia?! Falaram-me em 10 dias, mas eu não percebi para que são esses 10 dias!?..é para voltar ao trabalho, para voltar á junta médica?

Agradeço desde já a quem se interessou por este tópico, a quem também sofre ou já sofreu de ataques de pânico e agradecia que me ajudassem a encontrar uma solução!**

"Cuide de Si"

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa Médica - Crises de Ansiedade/Agorafobia/Ataques de Pânico

23 maio 2012 12:40 #4797
Olá s.ribeiro, bom dia.

Pode pedir nova baixa ao médico de família e deve pedir a todos os seus médicos assistentes (o de família, psiquiatra e psicólogo) que lhe passem atestados que comprovam/confirmam que não está em condições de retomar a atividade laboral. Isto deve ser apresentado à junta médica em caso de voltar a ser chamada.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: s.ribeiro
Tempo para criar a página: 0.313 segundos