Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa no período experimental

Baixa no período experimentalfoi criado por Alexandra123@

14 Nov. 2023 20:10 #24069
Olá boa noite iniciei um trabalho atraves do centro de emprego estive a receber durante 4 meses e meio.
só que durante o período experimental de 90 dias fiquei doente e fiquei de baixa. Durante esse período meu patrão pode me dispensar? 
E no período da baixa não receberei nada? Já me disseram que teria de ter 6 meses de desconto para poder receber 

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa no período experimental

15 Nov. 2023 18:52 #24072
Segundo o Código do Trabalho, o período experimental corresponde ao tempo inicial do contrato de trabalho, durante o qual trabalhador e entidade empregadora têm a oportunidade de avaliar a sua manutenção. Qualquer uma das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio e sem invocar justa causa durante o período experimental.

No entanto, o período experimental suspende-se durante o tempo em que o trabalhador esteja impedido, por facto não imputável a si, de prestar trabalho, nomeadamente por doença. Assim, se ficou de baixa médica durante o período experimental, a contagem do mesmo interrompe-se e só se retoma quando regressar ao trabalho.

Quanto ao subsídio de doença, este depende do prazo de garantia, que é o número de meses com registo de remunerações nos 12 meses imediatamente anteriores ao mês que antecede o da data do início da incapacidade. O prazo de garantia varia consoante a duração da incapacidade e a situação do beneficiário. Para incapacidades temporárias de duração igual ou inferior a 90 dias, o prazo de garantia é de 6 meses. Para incapacidades temporárias de duração superior a 90 dias, o prazo de garantia é de 12 meses.

Portanto, se esteve a trabalhar durante 4 meses e meio e ficou de baixa médica, pode não ter direito ao subsídio de doença, a menos que tenha registado remunerações noutros meses anteriores. Nesse caso, deve contactar a Segurança Social para saber se tem direito ao subsídio e qual o valor a receber.

Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Respondido por Anónimo no tópico Baixa no período experimental

15 Nov. 2023 19:49 #24073
Eu não trabalhei durante 4 meses e meio tive foi a receber centro de emprego durante esses 4 meses e meio.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa no período experimental

23 Nov. 2023 12:40 #24079
O subsídio de doença depende do prazo de garantia, que é o número de meses com registo de remunerações nos 12 meses imediatamente anteriores ao mês que antecede o da data do início da incapacidade. O prazo de garantia varia consoante a duração da incapacidade e a situação do beneficiário. Para incapacidades temporárias de duração igual ou inferior a 90 dias, o prazo de garantia é de 6 meses. Para incapacidades temporárias de duração superior a 90 dias, o prazo de garantia é de 12 meses.
Por isso, se nos últimos 12 meses só trabalhou 4 meses e meio, é possível que não tenha direito ao subsídio de doença.
O melhor será contactar a Segurança Social que poderá verificar o seu registo de remunerações e confirmar se tem direito ao subsídio de doença.
Tempo para criar a página: 0.432 segundos