Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa

baixafoi criado por Pedro Ferreira

18 Abr. 2011 10:58 #2178
sou Brasileira residente em Lisboa,trabalho numa empresa hospitalar,minhas ferias estao marcada para mes outubro ,porem minha mae esta com uma cirurgia marcada antes das minhas ferias sera uma cirurgia muito complexa e de auto risco por isso gostaria de esta com ela e poder acompanhar antes e apos aa cirurgia,se possivel gostaria de nao perder o emprego,por isso pergunto posso pedir baixa medica para ir cuidar da minha mae

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa

07 Jun. 2011 12:59 #2383
As baixas para assistência à família têm uma duração máxima anual de 15 dias. Se isso não for suficiente poderá solicitar ao empregador, a título extraordinário, uma espécie de licença sem vencimento, a fim de suspender o seu contrato e remuneração, de forma a poder ausentar-se por um tempo determinado sem correr o risco de perder o emprego. Antes de o fazer, sugerimos que contacte o o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) e lhes explique a sua situação, assim como o tipo de vínculo laboral que tem, para que lhe possam dizer quais as alternativas que tem e o que pode fazer para não correr o risco de ser despedida. Salientamos que, neste processo, terá sempre que ter o acordo do empregador. Confirme isto também com o MTSS.
Tempo para criar a página: 0.290 segundos