Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Acidente de trabalho

Acidente de trabalhofoi criado por Muriel

19 Ago. 2016 20:06 #15645
Boa noite
O meu marido teve um acidente de trabalho a 29.04.2016 que resultou numa cirurgia a cervical! Esteve de baixa pelo seguro até 17.08.2016! O médico que acompanhou o processo deu alta com incapacidade temporária de 30% escrevendo no relatório que não era permitido levantar pesos superiores a 10kg e evitar movimento rotativo do pescoço. O meu marido e motorista de pesados por isso torna se difícil não o fazer. A empresa reintegrou o no mesmo serviço com um ajudante mas hoje foi ao médico de medicina do trabalho que o considerou inapto para o serviço.
As minhas questões são:
Qual o procedimento seguinte?
Deveria ter iniciado a actividade sem ser visto pela medicina do trabalho?
Tem um contrato a prazo de 7 meses ( ou seja o 1 contrato) que termina a 05.09, pode a empresa não renovar?
Agradeço toda a infomacao possível.
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de trabalho

25 Ago. 2016 12:25 #15659
Antes de retomar o trabalho, o seu marido foi visto e teve alta do médico, mas com restrições. Essas restrições deveriam ter sido observadas pela empresa que, ou lhe propunham outras funções, ou encontravam uma alternativa, o que fizeram quando integraram um ajudante.

Se o médico do trabalho considera que o seu marido não está em condições físicas para o desempenho das suas funções regulares e o considerou inapto para o serviço, então o seu marido está de volta à baixa. Esta baixa deve ser garantida pelo seguro de acidentes no trabalho até que finalize o período de baixa e convalescença.

No caso de contratos a termo certo, existe a possibilidade de serem caducados pelo empregador independentemente dos trabalhadores estarem de baixa.

Sobre acidentes de trabalho, temos mais informações em sabiasque.pt/trabalho/noticias/1740-calc...nte-de-trabalho.html

Respondido por Muriel no tópico Acidente de trabalho

25 Ago. 2016 19:33 #15690
Obrigada pela resposta! A minha dúvida consiste se a entidade patronal não renovar o contrato a 09-09 automaticamente a baixa pelo seguro caduca também? Quem paga o facto de ainda se acha encontrar lesionado?
M.cumptos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de trabalho

26 Ago. 2016 12:47 #15697
Tanto quanto sabemos, a baixa deverá ser garantida pelo seguro. Pode, no entanto, acontecer que, no processo, seja transferida para a Seg. Social. Convém estar atento e perguntar ao empregador ou à seguradora e à Seg. Social se o despedimento vir mesmo a acontecer.
Tempo para criar a página: 0.459 segundos