Responder: 2 Trabalhos baixa num

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: 2 Trabalhos baixa num

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

• Beatriz Madeira
28 Fev. 2025 10:57

Considerando que a doença profissional é uma condição de saúde causada ou agravada pelas condições de trabalho, compreendemos a sua preocupação com o diagnóstico e a situação laboral.

A baixa médica por doença profissional é emitida quando a condição de saúde impede o/a trabalhador/a de exercer as suas funções, mas a necessidade de baixa médica em ambos os trabalhos depende do grau de incapacidade e da forma como a doença afeta a sua capacidade de realizar as tarefas em cada um deles.

Na sua situação específica, se a doença profissional apenas afeta a sua capacidade para o trabalho a tempo parcial, a baixa médica será, em princípio, emitida apenas para esse trabalho.

Caso a doença profissional também se manifeste relativamente às tarefas no trabalho a tempo inteiro, mesmo que estas não envolvam tanto esforço diretamente, pode ser necessário estender a baixa médica também a este trabalho.

A decisão final sobre a necessidade de baixa médica apenas num, ou em ambos os trabalhos, cabe ao médico que o/a acompanha e ao departamento de proteção de riscos profissionais.

Deixamos-lhe as seguintes recomendações:

• Clarifique com o médico quais as intenções dele em relação à baixa que pretende passar.
  • Contacte a Segurança Social para saber os procedimentos e requisitos para a baixa médica por doença profissional.
  • Caso seja sindicalizado/a e caso haja, poderá recorrer ao serviço de apoio jurídico.
  • Informe ambos os empregadores sobre a situação e apresente os documentos médicos necessários.
  • Em caso de dúvidas sobre os seus direitos laborais, pode contactar a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, organismo responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação laboral em Portugal ( portal.act.gov.pt ).

• Anónimo
24 Fev. 2025 14:54

Boa tarde. Tenho dois trabalhos um a full time outro a part time foi me diagnosticado agora pelo médico uma " doença proficional " que adquiri no braço  onde tenho uma rotura no tendao no trabalho a part tme onde sou operadora de caixa.
O medico quer passar baixa por doença profissional  tenho que meter baixa no outro trabalho também?
No outro não faço esforços nem movimentos repetitivos 
Obrigada

• Beatriz Madeira
23 Nov. 2010 12:46

Normalmente as baixas são válidas durante um determinado período e são aplicáveis ao conjunto de situações laborais que o trabalhador tem. Ou seja, se fica de baixa, ela é válida para ambos os empregos e não apenas para o trabalho a tempo parcial.

Se falta uma semana para terminar a relação laboral a tempo parcial, porque não tenta chegar a acordo com o empregador para terminar antes do final do tempo previsto, uma vez que vai mesmo sair. Se tiver férias por gozar poderá utilizar esses dias para sair antes do final do tempo do aviso prévio.

• paulairene
22 Nov. 2010 22:49

Boa noite,

Neste momentos trabalho a 8 horas nos ctt e 4 na worten. Falta-me uma semana para acabar de dar os 30 dias à casa na worten, mas não estou a aguentar a carga.

Existe possibilidade de por baixa apenas no part time(worten)?

Obrigada desde já,

Cumprimentos

Paula Cordeiro

Tempo para criar a página: 0.365 segundos

Publish modules to the "offcanvas" position.