Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Direito a férias depois de baixa prolongada

18 Nov. 2010 18:07 #1086 por krispintas krispintas
Direito a férias depois de baixa prolongadafoi criado por krispintas krispintas
Boa tarde:

Gostaria que me respondessem quais os meus direitos nesta situação:

Estou de baixa, por motivo de acidente de trabalho, desde 14 de outubro deste ano.
A minha baixa vai ser prolongada mais 2 ou 3 meses (tenho que ser operada e fazer fisioterapia), pelo que poderei vir a regressar ao serviço em fevereiro ou março de 2011.
Em dezembro deste ano iria gozar as restantes férias que tinha a gozar.
A minha questão é a seguinte: quando regressar ao trabalho quando posso gozar férias? Tenho direito a gozar as férias que não gozei? em 2011 vou gozar os 22 dias do ano de 2010 ?
muito obrigada

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

19 Nov. 2010 12:46 #1090 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Direito a férias depois de baixa prolongada
O gozo de férias é adiado por motivos de doença. Quando regressar ao trabalho poderá gozar as suas férias, mas tenha em atenção que estas devem ser marcadas em acordo com o empregador e que, caso não haja acordo, o empregador tem o direito de marcar o seu período de férias.

Relativamente à questão de "em 2011 vou gozar os 22 dias do ano de 2010", julgamos aplicar-se o artigo 239 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que diz: "6 — No ano de cessação de impedimento prolongado iniciado em ano anterior, o trabalhador tem direito a férias nos termos dos n.os 1 e 2.". Os números 1 e 2 dizem que: "1 — No ano da admissão, o trabalhador tem direito a dois dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, até 20 dias, cujo gozo pode ter lugar após seis meses completos de execução do contrato. 2 — No caso de o ano civil terminar antes de decorrido o prazo referido no número anterior, as férias são gozadas até 30 de Junho do ano subsequente.". Ou seja, em 2011 goza 2 dias de férias por cada mês que trabalhe em 2011 e não os 22 dias a que teria direito.

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Moderadores: Ana Brito
Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Raquel Monteiro
7 hours 3 minutes

Olá boa tarde eu tive um acidente de trabalho no dia 21 de maio de 2017, onde relei os tendões do pulso do braço esquerdo. ...

Kunena Avatar Raquel Rodrigues
3 days 11 hours

Bom dia, A empresa pode rejeitar que o trabalhador usufrua do artigo 52? Obrigada

Kunena Avatar Jose
3 days 15 hours

Alguem sabe depois da tentativa de consiliação quanto tenpo ate receber

Kunena Avatar Beatriz Madeira
5 days 3 hours

Deverá contactar a Segurança Social para obter o formulário.

Kunena Avatar Beatriz Madeira
5 days 3 hours

Deverá contactar a Segurança Social para obter a informação necessária.