Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa fraudulenta

02 Dez. 2013 19:44 #10045 por Isabel Alexandra
Baixa fraudulentafoi criado por Isabel Alexandra
Boa noite,
trabalho numa empresa e uma colega está de baixa à dois meses. É vista no ginásio, em noitadas, jantaradas e até já foi ao estrangeiro durante este período.
Supostamente é ilegal correto?
Eu quis denunciar, é um abuso, anda a brincar com quem precisa de emprego e não tem e na vadiagem patrocinada com os nossos impostos.
Que posso fazer?
Fiz denúncia anônima à segurança social, no site como mandaram e ninguém fez nada...
Alguém me pode ajudar?!
Obrigada!

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

11 Dez. 2013 13:38 #10094 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Baixa fraudulenta
Cara Xana2013, boa tarde.

A verificação e a reavaliação da incapacidade temporária podem ser feitas a pedido da entidade empregadora ou por iniciativa da Segurança Social.

Se, como nos diz, a denúncia através da Seg. Social não resultou, poderá sugerir (aberta ou anonimamente) ao seu empregador que mande fazer a verificação da baixa da sua colega.

Em alternativa, e de forma anónima, poderá voltar a entrar em contacto direto com a Seg. Social - VIA Segurança Social - pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal.

Nesta matéria poderá consultar o guia prático da Seg. Social sobre "Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária" que encontra em www4.seg-social.pt/documents/10152/14993...apacidade_temporaria

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

09 Jun. 2022 22:34 #22759 por Sandra de Albuquerque
Respondido por Sandra de Albuquerque no tópico Re: Baixa fraudulenta
O link facultado não funciona e já fiz denuncia na plataforma.
Também tenho conhecimento de uma funcionaria que tem atestado medico há anos. Provavelmente trabalha 15 dias por ano mas a doença não a impede de andar em todas as festas e romarias do distrito de Setúbal e sempre com um copo de alcool na mão. Pelos vistos as bebidas alcoólicas nao a impedem de andar em arraiais mas impedem-na de trabalhar.
É uma vergonha para a função publica e uma vergonha para quem efetivamente padeceu de um cancro há anos mas que rende um pouco mais em cirurgias estéticas e lipoaspirações.
Se não quer trabalhar, reforme-se e dê lugar a outra pessoa.
Aguardo resposta sobre como apresentar uma denuncia.
Obrigada
em arraiais mas impedem-na de trabalhar.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

09 Jun. 2022 22:39 #22760 por Sandra de Albuquerque
Respondido por Sandra de Albuquerque no tópico Baixa Fraudulenta
O link facultado não funciona e já fiz denuncia na plataforma.
Também tenho conhecimento de uma funcionária que tem atestado medico há anos. Provavelmente trabalha 15 dias por ano mas a doença não a impede de andar em todas as festas e romarias do distrito de Setúbal e sempre com um copo de alcool na mão. Pelos vistos as bebidas alcoólicas não a impedem de andar em arraiais mas impedem-na de trabalhar.
É uma vergonha para a função publica e uma vergonha para quem efectivamente padeceu de um cancro há anos mas que rende um pouco mais em cirurgias estéticas e lipoaspirações.
Se não quer trabalhar, reforme-se e dê lugar a outra pessoa.
Aguardo resposta sobre como apresentar uma denuncia.
Obrigada

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Ana
2 dias 13 horas

Estou numa empresa desde 14 de Agosto de 2019 com contrato de termo incerto. Apresentei a carta de rescisão a 19 de Junho 20 ...

Carlos
4 dias

Bom dia. Tenho um familiar nao directo, sem filhos, vive sozinho, que por razoes de saude gostaria de aceder a um Lar de Idos ...

Ricardo Teixeira
4 dias 1 hora

Estando escalado para trabalhar no sábado, deve-se apresentar ao serviço nesse dia. Desde as 00h00 de sábado que já não ...