Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa fraudulenta

Baixa fraudulentafoi criado por Xana2013

02 Dez. 2013 19:44 #10045
Boa noite,
Trabalho numa empresa e uma colega está de baixa à dois meses. É vista no ginásio, em noitadas, jantaradas e até já foi ao estrangeiro durante este período.
Supostamente é ilegal correto?
Eu quis denunciar, é um abuso, anda a brincar com quem precisa de emprego e não tem e na vadiagem patrocinada com os nossos impostos.
Que posso fazer?
Fiz denúncia anônima à segurança social, no site como mandaram e ninguém fez nada...
Alguém me pode ajudar?!
Obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa fraudulenta

11 Dez. 2013 13:38 - 21 maio 2023 18:40 #10094
Cara Xana2013, boa tarde.

A verificação e a reavaliação da incapacidade temporária podem ser feitas a pedido da entidade empregadora ou por iniciativa da Segurança Social.

Se, como nos diz, a denúncia através da Seg. Social não resultou, poderá sugerir (aberta ou anonimamente) ao seu empregador que mande fazer a verificação da baixa da sua colega.

Em alternativa, e de forma anónima, poderá voltar a entrar em contacto direto com a Seg. Social - VIA SEGURANÇA SOCIAL - pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal.

Nesta matéria poderá consultar o guia prático da Seg. Social sobre "Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária" que encontra em www.seg-social.pt/documents/10152/14993/...6c-b07c-2457fdbc23ef
Ultima edição : 21 maio 2023 18:40 por Pedro Ferreira.

Respondido por Albuquerque2107 no tópico Baixa fraudulenta

09 Jun. 2022 22:34 #22759
O link facultado não funciona e já fiz denuncia na plataforma.
Também tenho conhecimento de uma funcionaria que tem atestado medico há anos. Provavelmente trabalha 15 dias por ano mas a doença não a impede de andar em todas as festas e romarias do distrito de Setúbal e sempre com um copo de alcool na mão. Pelos vistos as bebidas alcoólicas nao a impedem de andar em arraiais mas impedem-na de trabalhar.
É uma vergonha para a função publica e uma vergonha para quem efetivamente padeceu de um cancro há anos mas que rende um pouco mais em cirurgias estéticas e lipoaspirações.
Se não quer trabalhar, reforme-se e dê lugar a outra pessoa.
Aguardo resposta sobre como apresentar uma denuncia.
Obrigada
em arraiais mas impedem-na de trabalhar.

Respondido por Albuquerque2107 no tópico Baixa Fraudulenta

09 Jun. 2022 22:39 #22760
O link facultado não funciona e já fiz denuncia na plataforma.
Também tenho conhecimento de uma funcionária que tem atestado medico há anos. Provavelmente trabalha 15 dias por ano mas a doença não a impede de andar em todas as festas e romarias do distrito de Setúbal e sempre com um copo de alcool na mão. Pelos vistos as bebidas alcoólicas não a impedem de andar em arraiais mas impedem-na de trabalhar.
É uma vergonha para a função publica e uma vergonha para quem efectivamente padeceu de um cancro há anos mas que rende um pouco mais em cirurgias estéticas e lipoaspirações.
Se não quer trabalhar, reforme-se e dê lugar a outra pessoa.
Aguardo resposta sobre como apresentar uma denuncia.
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa Fraudulenta

26 Jul. 2022 17:17 #22815
Encontrámos um artigo muito esclarecedor sobre como fazer uma queixa relativa a uma baixa fraudulenta em www.economias.pt/como-fazer-uma-denuncia-a-seguranca-social/
Tempo para criar a página: 0.363 segundos