Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias por não haver trabalho

02 Dez. 2019 12:48 #21673 por Carla Ferreira
Férias por não haver trabalhofoi criado por Carla Ferreira
Boa tarde,

Trabalho em Hotelaria, como governanta, e a minha directora mandou-me de férias para casa hoje porque não tinha trabalho para mim. Isto é legal?
Não consegui encontrar nada que me esclarecesse. Sei que o hotel em questão tem um acordo colectivo de trabalho com a APHORT, mas também lá não vejo nada que me elucide.
Pode ajudar-me por favor?
Obrigada.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

11 Dez. 2019 15:48 #21697 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias por não haver trabalho
É legal. As férias do/a trabalhador/a são utilizadas para "ganhar tempo" sem que se tenha de despedir a pessoa... Por lei, o empregador pode dispor das férias do trabalhador sem que, para tal, tenha que pedir autorização ao próprio.

Se existe um acordo coletivo de trabalho com a APHORT, será de os contactar ( www.aphort.com/nm_quemsomos.php?id=6 ) para pedir esclarecimentos...
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Carla Ferreira

11 Dez. 2019 16:06 #21700 por Carla Ferreira
Respondido por Carla Ferreira no tópico Férias por não haver trabalho
Mas só é legal o empregador dispor ou marcar metade das férias do trabalhador... o que acontece quando essa metade se ultrapassa?

11 Dez. 2019 16:12 #21702 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias por não haver trabalho
O Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), não refere que o empregador apenas pode marcar 50% das férias do/a trabalhador/a. Para ser verdade o que diz, isso deverá estar escrito em contrato coletivo de trabalho, contrato individual ou regulamento interno ao qual os/as trabalhadores/as tenham acesso antes de iniciarem a sua função. Caso confirme essa questão de "marcar metade das férias do trabalhador...", então poderá fazer queixa à ACT, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Desenvolvido por Kunena
Conchas e Areia

Marcação de Férias Laborais em 2020

O Governo adiou o prazo para marcação de férias até 10 dias após o final do estado de emergência. férias Laborais - Marcação de férias desde 2013

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Ela tem que ter a passe da segurança social dela ,não o seu
4 horas 33 minutos

quero adquirir o cartão de saúde europeu para a minha filha,já acedi ao site,entro,mas depois vem só os meus dados para p ...

americo deus oiveira
13 horas 30 minutos

este serviço e muito importante pela eficácia e apidez

DM
2 dias 2 horas

Boa noite. Somente recebo o ordenado mínimo e a minha entidade empregadora diz-me que só tenho direito a uma folga semanal. ...

Cristina Marques
5 dias 9 horas

Boa Tarde, A minha mãe tem demencia, e precisa de um lar o seu rendimento é de 800€, lares da seguranca social não se ...

jose augusto azeredo pinto
5 dias 13 horas

viva boa tarde queria saber p.f. quando é que me fazem o pagamento da minha baixa obrigada