Boa noite alguém me pode ajudar trabalho por turnos e sempre tive a ideia que 5 dias de ferias tinha direito ao fim de semana. Trabalhei se sexta para sábado é segunda iniciei as ferias e agora estão a pedir que tenho de ir trab no fim de semana a seguir as ferias. Alguém me pode esclarecer está dúvida obrigada
Se está escalada para trabalhar sábado e domingo depois dos 5 dias de férias, então terá de o fazer, já que não "ganha" o fim de semana por serem, para si, dias de trabalho.
Em 2013 houve alterações ao Código do Trabalho no que respeita à marcação de férias. Para marcar as férias, o trabalhador deve "saltar" as folgas e incluir nos dias de férias os sábados e domingos que não sejam feriados, assim:
- Os dias de folga passam a ser considerados fins de semana e feriados
- Os sábados e domingos que não sejam feriado passam a contar como dias de férias