Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Ferias

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Ferias

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
03 Ago. 2019 16:08

Sim, pode ser despedido por justa causa quando se recusa a alterar o período de férias.

O nr. 2 do artigo 241 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), diz que "Na falta de acordo, o empregador marca as férias, que não podem ter início em dia de descanso semanal do trabalhador, (...).".

No nr. 2 do artigo 351 do mesmo Código do Trabalho, relativo à justa causa de despedimento, são enumeradas as causas de justa causa de despedimento, começando justamente por "Desobediência ilegítima às ordens dadas por responsáveis hierarquicamente superiores;".

Quanto a prazo de aviso prévio, veja "prazos de aviso prévio" no link a partir de sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...a-do-empregador.html

  • Bernardete
  • Avatar de Bernardete
30 Jul. 2019 21:22

Ola Boa Noite,gostaria de esclarecer uma duvida a cerca das minhas ferias,gostaria de saber se é possivel a entidade empregadora pode despedir com justa causa se recusar a alterara as minhas ferias!Gostaria de saber tambem se eles tem que me avisar com tempo e com quanto tempo de pre-aviso.
o meu contrato e de Janeiro a DEzembro de 2019.
aguardo uma resposta
Obrigada

Tempo para criar a página: 0.625 segundos