Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias : quantos dias tenho direito

M Autor do tópico
mario Desligado
Membro Iniciado
    mario

Férias : quantos dias tenho direito

28 Fev. 2011 18:47
    Estou efectivo numa empresa à bastante tempo (13 anos), sempre sem problemas, no entanto em 2010 houve um situação em que me exaltei e saí do trabalho a meio do dia, tive uma falta injustificada.

No dia seguinte voltei ao serviço e após uma conversa com o patrão, a situação resolveu-se sem mais consequências aparentes.

Agora recebi papel para marcar férias com indicação que tenho direito a 22 dias. Tendo eu apenas uma falta no ano anterior, mesmo sendo injustificada, não deveria ter direito a mais dias?

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
    bmadeira@sabiasque.pt

Re: Férias : quantos dias tenho direito

09 Mar. 2011 13:12
    No caso que descreve é aplicável o Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que diz o seguinte:

Artigo 238.º - Duração do período de férias
    3 - A duração do período de férias é aumentada no caso de o trabalhador não ter faltado ou ter apenas faltas justificadas no ano a que as férias se reportam, nos seguintes termos:
    a) Três dias de férias, até uma falta ou dois meios dias;
    b) Dois dias de férias, até duas faltas ou quatro meios dias;
    c) Um dia de férias, até três faltas ou seis meios dias.

O Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) nada refere quanto a faltas injustificadas no que respeita a "acréscimo" de dias de férias. A nossa sugestão é que ligue para o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) para obter um "parecer formal".

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Publish modules to the "offcanvas" position.