Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias

17 maio 2018 15:04 #19386 por Carina Silva
Fériasfoi criado por Carina Silva
Boa tarde
Tenho um questão, eu iniciei o trabalho na empresa no dia 1 de setembro de 2016 em dezembro usufruiu de 8 dias de férias.
No ano de 2017 usufruiu de 22 dias de féias por completo
O mês passado pos a carta de demissão, a empresa indica que tenho receber por inteiro 8 dias de féias pois é o porporcional dos meses de janeiro a abril, pois gozei férias antecipadas.
Está correcto?
Obrigada

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

17 maio 2018 15:18 - 17 maio 2018 15:18 #19389 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias
Fazemos contas às férias a que tem direito:

Férias 2016: 2 dias de férias e respetivo subsídio por cada mês completo de trabalho = 4 meses completos x 2 dias férias/Mês = 8 dias de férias + respetivo subsídio.

Férias 2017: 22 dias de férias + respetivo subsídio.

Férias 2018: 1,8 dias de férias e respetivo subsídio por cada mês completo de trabalho e proporcional em caso de mês incompleto. Assim, se sair no final de Maio terá completado 5 meses de trabalho, pelo que terá direito a 9 dias de férias + respetivo subsídio. Se sair a meio de Maio, terá ligeiramente menos dias de férias.

Nota: não gozou "férias antecipadas", pelo que nos parece gozou exatamente aquilo a que teve direito.

Poderá ler mais informações sobre contabilização de dias de férias em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

17 maio 2018 15:28 #19392 por Carina Silva
Respondido por Carina Silva no tópico Férias
mas não tenho direito este ano a 22 dias de férias do ano passado? ou é só mesmo aos 8 dias?
isto é que me est´a confundir

17 maio 2018 15:37 #19396 por Beatriz Madeira
A contabilização de dias de férias é como lhe apresentámos em cima e está descrita (conforme legislação laboral em vigor) em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

Se quiser obter a confirmação por via oficial, deve contactar a ACT nesse sentido. Contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

06 Ago. 2018 16:36 #19780 por Jose Matos
Respondido por Jose Matos no tópico Férias
Tens direito a 22 dias de ferias+sub. de ferias que se venceram em 1/1/2018 que são referentes ao trabalho prestado em 2017 + 2 dias por cada mês de trabalho de 2018+respectivo subsidio.

NOTA: Depende também qual tipo de contrato. Se for contrato a prazo a lei é diferente.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira, Nuno Leal

20 Ago. 2018 18:10 #19792 por Nuno Leal
Respondido por Nuno Leal no tópico Férias
Eu trabalho turnos rotativos pelo que as minhas folgas podem calhar nos chamados dias úteis
já percebi que para contabilidade das mesmas contam os dias úteis.
A minha duvida é o seguinte podem as minhas ferias começar num sábado, domingo ou feriado.

visualisando a imagem eu folgo 6/9 e 7/9 posso começar as ferias dia 8/9?
como posso contar 11 dias úteis nestas ferias?
Anexos:

20 Ago. 2018 19:38 #19793 por Nuno Leal
Respondido por Nuno Leal no tópico Férias
o contrato é efectivo já tirei 11 dias úteis este ano

24 Ago. 2018 11:31 #19806 por Beatriz Madeira
A questão não é se as férias começam no sábado, domingo ou feriado, a questão neste caso específico é se pode iniciar férias no dia imediatamente a seguir à sua folga de 2 dias... Sugerimos que consulte a ACT, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

José Bastos
1 day 3 hours

Gostava que me esclarecesse uma duvida em relação a minha função na empresa onde trabalho, na minha folha de vencimento n ...

Ricardo Martins
3 days 4 hours

Boa tarde; Meti o meu carro numa oficina para ser reparado, esta lá desde inicio de Agosto; como é longe da minha localidad ...

Patricia Pinela
3 days 6 hours

Boa tarde. Estou de baixa por cirurgia desde 9/10. Recebo metade do subsídio de natal por duodécimos e a outra metade por i ...

Daniela Castro
3 days 10 hours

Bom dia Trabalho a 8 anos para na empresa e na passada quarta reuniram comigo e disseram que apesar do bom desempenho, neste ...

Telmo Abreu
3 days 12 hours

Bom dia, sou trabalhador por conta de outrem e gostaria de saber se no caso de levar o meu filho a uma consulta no hospital, ...