Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Pagamento de folgas

05 Set. 2017 22:15 #17781 por David Marques
Pagamento de folgasfoi criado por David Marques
Boa noite, a minha dúvida é a seguinte: uma colega minha que fazia o turno de tarde está de baixa durante um mês, e eu fazendo o turno da manhã tenho que fazer o trabalho dos dois, e vou estar sem folgar durante esse período trabalhando 7 horas 7 dias por semana. Ora normalmente temos uma folga durante a semana, e gostava de saber a quantas horas extras equivale essa folga trabalhada. Não é em termos financeiros, mas sim em valor de horas a compensar. Obrigado pela atenção

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

27 Out. 2017 17:41 #18095 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pagamento de folgas
O nr. 1 do artigo 232 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ). diz que "O trabalhador tem direito a, pelo menos, um dia de descanso por semana.".

O descanso compensatório de trabalho suplementar é regulado pelo artigo 229 do mesmo do Código do Trabalho (indicado em cima) e diz que:

"3 — O trabalhador que presta trabalho suplementar impeditivo do gozo do descanso diário tem direito a descanso compensatório remunerado equivalente às horas de descanso em falta, a gozar num dos três dias úteis seguintes.

4 — O trabalhador que presta trabalho em dia de descanso semanal obrigatório tem direito a um dia de descanso compensatório remunerado, a gozar num dos três dias úteis seguintes.

5 — O descanso compensatório é marcado por acordo entre trabalhador e empregador ou, na sua falta, pelo empregador."

A compensação do trabalho suplementar em vigor é a seguinte:

Trabalhadores do setor privado:

1. Primeira hora extra em dia útil (de trabalho "normal"), acrescenta 25% ao valor diário do salário base.
2. Horas seguintes em dia útil (de trabalho "normal"), acrescenta 37,5% ao valor diário do salário base.
3. Horas extra em dia de descanso semanal ou em feriado, acrescenta 50% ao valor diário do salário base (sem direito a descanso suplementar).

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Moderadores: Ana Brito
Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Anonymous
4 hours 42 minutes

Será todo de uma vez. Para fazer contas falta saber a idade mais próxima à data da alta

Kunena Avatar Anonymous
4 hours 45 minutes

primeiro, a idade que importa é a que tinha à data da alta bem como saber a sua data de nascimento (para saber se se aproxi ...

Kunena Avatar Sónia
4 hours 54 minutes

Conte, no mínimo, com 2 meses.

Kunena Avatar Sónia
5 hours

Raquel, terá que aguardar que o processo corra em tribunal para verificar se o perito médico atribui (ou não) a mesma inca ...

Kunena Avatar Raquel Monteiro
14 hours 36 minutes

Olá boa tarde eu tive um acidente de trabalho no dia 21 de maio de 2017, onde relei os tendões do pulso do braço esquerdo. ...