Skip to main content

Solidariedade - Exclusão Social, Instituições, Voluntariado

Resiliência demográfica

Resiliência demográfica: um conceito-chave para entender as mudanças globais. Participe do seminário "Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento"

Interessa-se por questões como liberdade reprodutiva, igualdade de género, resiliência demográfica e desenvolvimento sustentável? Então não perca o seminário "Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento", que irá acontecer no dia 1 de junho, no Auditório Orlando Ribeiro do IGOT-ULisboa.

Este seminário é uma parceria entre a Associação P&D Factor, o GI MOPT do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT-ULisboa) e o Centro de Estudos e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT), e conta com a participação de especialistas da academia, decisores políticos, associações e organizações internacionais (UNFPA - United Nations Population Fund; EPF - European Parliamentary Forum for Sexual and Reproductive Rights).

O objetivo do seminário é discutir o conceito de resiliência demográfica nomeado no Relatório sobre a Situação Mundial da População – 2023: 8 mil milhões de vidas: possibilidades infinitas - em defesa de direitos e escolhas.

 Neste contexto, serão abordados temas como:

  • Como se materializa a liberdade reprodutiva?
  • Que resposta(s) evidenciam a(s) dinâmica(s) demográfica(s) face às políticas públicas?
  • Qual o papel da igualdade de género?
  • Como se conjugam direitos humanos, demografia e políticas?
  • Como se promove resiliência demográfica?
  • Como se colocam as pessoas no centro da decisão?

O seminário será dividido em três mesas temáticas: Direitos em Educação, Saúde Sexual e Reprodutiva e Igualdade; Resiliência Demográfica – que desafios?; e Desafios ao Desenvolvimento Sustentável. Cada mesa contará com a apresentação de resultados de investigação e ação, seguida de debate com os participantes.

O seminário é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição prévia. Inscreva-se aqui [https://forms.gle/...QPA8] até o dia 30 de maio e consulte o programa completo aqui [https://popdesenvolvimento.org/pop...to.html].

Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre os temas que afetam o nosso presente e o nosso futuro coletivo. Participe no seminário "Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento" e contribua para um planeamento estratégico cientificamente informado, comprometido com direitos e escolhas.

  • Criado em .
  • Última atualização em .