A contracepção de emergência actua pela elevação dos níveis hormonais

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A contracepção de emergência, ou 'pílula do dia seguinte', pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente ou quando existiu uma relação sexual desprotegida. Ela serve para prevenir uma gravidez, actuando de forma diferente consoante a altura do ciclo menstrual em que é tomada, sendo que pode impedir ou atrasar a ovulação, impedir a fertilização ou impedir a nidação do ovo na parede do útero.

Quando se toma esta pílula, está a ingerir-se uma elevada dose de hormonas às quais o organismo não está habituado, sendo que reage a esse 'aumento' hormonal, variando na forma como responde. Podem surgir dores de cabeça, náuseas, dores abdominais, tensão mamária e hemorragia (que não é a menstruação) uns dias após a toma da mesma. A altura do mês em que se toma a pílula de emergência parece influenciar esta reacção. Estas situações podem não ocorrer sempre e variam de pessoa para pessoa. Pode haver ainda alterações na data da menstruação, surgindo mais cedo ou então atrasando uns dias. A eficácia da pílula de emergência é bastante elevada nas primeiras 24h após a relação sexual desprotegida e os níveis de eficácia mantêm-se elevados durante os 3 dias consequentes. Existem estudos que indicam que a pílula contraceptiva de emergência pode ser tomada até 5 dias após a relação sexual desprotegida, contudo, os seus níveis de eficácia diminuem. 


Bárbara
A Postinor é realmente fiavel?
Boa noite.
Ontem á noite (por volta das 2:00h) tive relações sexuais com o meu namorado, e quando o meu namorado ejaculou vimos que estava sem preservativo, o preservativo estava fora mas ele tinha ejaculado dentro do preservativo. Como ficamos com dúvidas, hoje (por volta das 15h) fomos comprar a pilula do dia seguinte, a farmeceutica deu-nos a Postinor (1 comp.) , mas no panfleto dizia que só tinha 84% de eficacia o que eu acho muito pouco. Ate agora não senti efeitos secundarios, a minha mestruação veio a ultima vez a dia 18-12 e não tomo a pilula diaria.
como acho 84% muito pouco estou preocupada, esta pilula é mesmo fiavel? poderei estar gravida?
ajudem-me, estou realmente nervosa. obrigada.

cynthia da silva ribeiro
18 anos
bem,sei que por causa do contraceptivo intradermico eu posso ficar 3 anos sem menstruar!!!
mais ficar sem menstruar tanto tempo vai acabar me dando algum problema no utero depois???

Alice Costa
Cara Carolina Oliveira,

Apresentas sintomas que devem ser verificados e acompanhados por alguém técnico ou médico. Poderás ter tido uma forte reacção à pílula contraceptiva de emergência e convém verificar se o teu organismo voltou ao "normal". Sugerimos que consultes o teu médico de família ou as consultas de planeamento familiar do teu Centro de Saúde ou, em alternativa, ligues para a SEXUALIDADE EM LINHA pelo número 808 222 003. Este serviço é anónimo e confidencial e ouve-te, informa-te, orienta-te, esclarece-te e encaminha-te na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Funciona de 2ª a 6ª feira das 10:00 às 19:00 e ao Sábado das 10:00 às 17:00. Podes também recorrer a um Centro de Atendimento a Jovens (CAJ). Mais informações em http://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/Sexualidade/PlaneamentoFamiliar/Paginas/consultasjovens.aspx .

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que

Carolina Oliveira
21
No passado dia 16 de Janeiro veio-me o período como eu esperava dado que o meu ciclo menstrual tem sido regular (de 28 em 28 dias), no entanto este mes veio 1 dia mais cedo e acabou 6 dias depois (dia 22 de Janeiro). ~



No dia 23 de Janeiro tive relações com o meu namorado e o preservativo rompeu. Como não tomo a pílula resolvemos ir imediatamente a farmácia comprar a pílula do dia seguinte. Passado uma hora eu tomei a pílula Postinor.



Durante a semana senti-me com dores de barriga e bastante flatulência (aspectos que me acontecem dias antes de me vir o período) no dia 28 de Janeiro tive uma hemorragia de um tom bastante avermelhado que durou 5 dias.

As minhas duvidas é a seguinte a minha mestruação deveria vir no dia 13 de Fevereiro mas até agora não veio. Deverei estar preocupada? Que poderei fazer?



Muito Obrigada pela atenção,

Carolina Oliveira

zaira
24
ola tive relações sexuais desprotegidas e após 19h da relação sexual tomei a pilula do dia seguinte.
hoje (após 52horas da toma da pilula do dia seguinte) tive relações sexuais com preservativo mas o preservativo ficou retido na vagina, e retirei-o sem problemas...a duvida é se corro o risco de 1 gravidez.
obrigado

rola
28
Boa noite, coloquei implante dia 19 Abril, queria saber quando posso ter relações desprotegidas com total confiança.
Deixei de tomar pilula amamentação em Dezembro, depois menstruação demorou a vir e em Fevereiro decidi começar pilula Tri-minulet sem ter vindo menstruação, quando acabei carteira veio, mas depois já não iniciei outra. Demorou mais de 36 dias a vir e não veio e fiz teste gravidez e coloquei implante, por isso não sei em que altura do ciclo coloquei.
Quanto ao implante quando pûs tive 3-4dias sem fazer esforços mas depois começei a fazer a minha vida normal, mts pesos no trabalho, não há qualquer perigo pois não?
Ainda se nota uma nódoazinha roxa.

Pedro Ferreira
Olá marlene rocha, O Klacid não retira a eficácia da contracepção de emergência (CE). Agora se por acaso a mesntruação não surgir, não fiques muito preocupada, pois existiu a toma da CE.
marlene rocha
31
Boa tarde!
queria saber se ao tomar o antibiótico KLACID 250MG não interfere com a toma da pílula do dia seguinte, pois estou a tomar esse antibiótico e usei preservativo só que infelizmente rompeu-se e passado 1h30m da relação tomei a pílula do dia seguinte. isso aconteceu ontem e o período pela lógica viria hoje.... há possibilidade de engravidar?

Pedro Ferreira
Olá Fernanda, desde já obrigada por teres entrado em contacto connosco para esclareceres as tuas questões.
No que diz respeito à tua primeira questão, podes obter a contracepção de emergência ou “pílula do dia seguinte” em qualquer farmácia, sendo algumas marcas vendidas sem ser necessária a receita médica. Poderás também obtê-la num Centro de Saúde, nas consultas de planeamento familiar, centros de atendimento a jovens, ou mesmo nas urgências de um hospital.
A contracepção de emergência pode ser utilizada em situações nas quais ocorreram falhas do método contraceptivo utilizado regularmente, ou quando existiu uma relação sexual desprotegida. Pode ser tomada logo após a relação desprotegida (quanto mais cedo maior a sua eficácia). Os seus níveis de eficácia são de 95% quando tomada nas primeiras 24h, de 85% nas 24-48h e de 58% quando tomada entre as 48-72h. No entanto, existem já alguns estudos que falam na possibilidade de ser tomada até 120 horas (5 dias) após a relação sexual desprotegida, mas não estão ainda definidas as percentagens dos níveis de eficácia quando tomada ao 4º e ao 5º dia, adivinhando-se que serão naturalmente, inferiores.
A contracepção de emergência actua de várias formas para prevenir uma gravidez, consoante a altura do ciclo menstrual em que é tomada. Isto é, pode impedir ou atrasar a ovulação, pode impedir a fertilização (o encontro do óvulo com o espermatozóide) espessando o muco cervical e dificultando a mobilidade dos espermatozóides; ou ainda impedir a implantação (nidação) do ovo (óvulo fecundado) na parede do útero.
Apresenta alguns efeitos secundários como dores de cabeça, náuseas, dores abdominais, tensão mamária e pode mesmo surgir uma hemorragia (que não é a menstruação) uns dias após a toma da mesma (esta situação não ocorre sempre)
Um outro efeito secundário é ao nível da data da menstruação podendo esta surgir um pouco mais cedo ou então atrasar uns dias.

Fernanda
27
Gostaria de saber como o contraceptivo de emergência actua quando o tomamos no décimo primeiro dia do ciclo menstrual? Tomei a pílula do dia seguinte no décimo primeiro dia do ciclo e menstruei 3 dias antes da data certa.Tive uma relação desprotegida no 4 dia do ciclo posso ter engravidado?Obrigada!!!

4000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.