Skip to main content

Abertura de uma Nova Fase de Candidatura a Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

O Ministério da Educação e Ciência decidiu proceder à abertura de uma nova fase de candidatura a bolsas de estudo para estudantes que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior público e privado (1.º ano de licenciaturas ou mestrados integrados) no presente ano letivo.

O novo prazo de candidatura decorrerá entre os próximos dias 16 e 31 de Janeiro. As candidaturas deverão ser formalizadas exclusivamente na plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior.

Os estudantes que se apresentaram ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2011 receberão da DGES as suas credenciais de acesso à plataforma. Os restantes estudantes e aqueles que não recebam as referidas credenciais até ao dia 16 de Janeiro deverão dirigir-se aos serviços ou gabinetes de ação social das Instituições que frequentam. Também no site da DGES estão disponíveis informações sobre o processo de candidatura.

As candidaturas apresentadas que ainda não foram objeto de decisão final continuam em análise pelos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior. O MEC considera necessário assegurar, no próximo ano letivo, uma análise mais rápida das candidaturas, tendo em vista evitar os atrasos que sistematicamente se verificam neste processo.

A progressiva automatização do processo e o aumento da celeridade no carregamento dos dados do aproveitamento escolar por parte das Instituições de Ensino Superior serão algumas das medidas a adotar por parte do MEC. Como é público, a exigência de aproveitamento escolar para efeitos de atribuição de bolsa de estudo será reforçada no próximo ano letivo.

Lisboa, 6 de janeiro de 2012

Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação e Ciência

 

  • Criado em .
  • Última atualização em .