‘Conversa Amiga’ apresenta números do primeiro semestre de 2011
A linha telefónica “Conversa Amiga”, criada pela INATEL Social para apoio aos cidadãos em momentos de dificuldade, registou 872 chamadas nos primeiros seis meses do ano. Os números revelam que 90% dos telefonemas são feitos por mulheres, que o factor solidão representa mais de 600 chamadas e que Évora é o distrito com mais chamadas.
Além de ser um serviço de atendimento telefónico de apoio a cidadãos que se encontrem em situações difíceis das suas vidas ou que procurem um espaço para conversa, a linha “Conversa Amiga” pretende ser também meio de transmissão de informação e de orientação, de detecção de situações que necessitem de apoio especial ou de ser encaminhadas para serviços específicos.
O projecto distingue-se por manter o anonimato dos utilizadores e das conversas, enquanto assegura princípios como disponibilidade, compreensão e confidencialidade.
O atendimento é assegurado todo o ano por voluntários de idade igual ou superior a 18 anos, de diferentes estratos sociais, culturais ou profissionais, que se disponibilizam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional.
A linha telefónica "Conversa Amiga" está disponível todos os dias, entre as 15:00h e as 22:00h, através dos números 808 237 327 e 21 002 71 59. O serviço tem um custo de € 0,026 por minuto, de segunda a sexta-feira, das 15:00h às 21:00h, e de € 0,008 por minuto, para chamadas realizadas a partir das 21:00h dos dias úteis e aos fins-de-semana.
Para mais informações sobre a linha telefónica “Conversa Amiga” consulte a ficha de serviço disponível no Portal do Cidadão.
Data: 11-08-2011
Fonte: Portal do Cidadão com Fundação Inatel
- Criado em .
- Última atualização em .