Skip to main content

Lançada campanha de sensibilização sobre mudança para televisão digital terrestre

O Governo português apresentou, a 10 de Março, a primeira campanha de sensibilização da opinião pública e dos consumidores sobre a extinção das emissões analógicas de televisão e a passagem obrigatória para as emissões digitais em Abril de 2012.

De acordo com o comunicado do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicação (MOPTC), a medida concretiza a deliberação da União Europeia, de 14 de Novembro de 2005, que define que as emissões analógicas terrestres devem parar até 2012 e ser substituídas pela retransmissão digital.

Com a infra-estrutura tecnológica da televisão digital terrestre (TDT) preparada, começa agora o ciclo de migração das televisões analógicas para os serviços digitais e a inevitável adaptação dos utilizadores, com o apoio de uma campanha informativa durante o processo.

A suspensão das emissões analógicas de televisão vai ocorrer em três fases: 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores que cobrem uma faixa litoral do território continental; 22 de Março de 2012 para os que asseguram a cobertura nos Açores e na Madeira; e 26 de Abril de 2012 para os restantes emissores e retransmissores.

A TDT disponibiliza a emissão dos quatro canais de televisão nacionais e da RTP Açores e RTP Madeira com melhor imagem e som e pode permitir ainda o acesso a um guia de programação electrónica e a funcionalidades como a gravação e a pausa da transmissão.

Para o esclarecimento das dúvidas dos consumidores, está disponível uma linha telefónica de apoio através do número 800 200 838 e também um documento (http :// moptc /tempfiles/20110311115142moptc.pdf) do MOPTC que responde a questões consideradas pertinentes.

Data: 15-03-2011

Fonte: Portal do Cidadão com MOPTC

  • Criado em .
  • Última atualização em .