Skip to main content

‘Censos 2011’ começam este mês e estão disponíveis através da Internet

O recenseamento da população residente ou apenas presente no território português e dos alojamentos e edifícios destinados a habitação arranca a 21 de Março e prolonga-se até finais de Abril. A resposta pela Internet é a grande novidade deste inquérito estatístico que decorre a cada 10 anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os recenseamentos da população e da habitação representam a “maior operação estatística realizada em qualquer país do mundo, assumindo os seus resultados grande importância para o conhecimento da população e do parque habitacional”.

A resposta aos inquéritos estatísticos dos Censos é obrigatória por Lei e abrange todos os cidadãos e famílias residentes e presentes no território português, à data de 21 de Março, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

A entrega pela Internet, em vez de apenas em papel, é a grande novidade desta edição. A distribuição da documentação aos cidadãos é feita até dia 20 de Março, com a entrega de questionários em papel e de um envelope fechado com os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet.

Com inicio a 21 de Março, o prazo de resposta aos Censos 2011 divide-se por três períodos. Entre 21 e 27 de Março são aceites os questionários preenchidos pela Internet, enquanto de 28 de Março a 07 de Abril podem ser entregues os inquéritos através da Internet mas também em papel. A resposta apenas em papel deve ser feita entre 10 e 24 de Abril.

O INE disponibiliza uma linha de apoio, através do 800 22 20 11, para colocação de dúvidas e apoio ao preenchimento. A linha está aberta todos os dias úteis, entre as 09:00h e as 20:00h, até ao final do processo de recolha.

Data: 09-03-2011

Fonte: Portal do Cidadão com INE

  • Criado em .
  • Última atualização em .