Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Comissão Europeia lançou no seu site informação e conselhos para quem vai viajar na União Europeia (UE). Com as férias a chegar e perante a possibilidade de uma viagem a outro país europeu, é importante que conheça os seus direitos e não esqueça os documentos necessários, de forma a evitar problemas.

Logo União EuropeiaSegundo a Comissão Europeia (CE), um primeiro conselho é sobre o documento de identificação. “Embora já não haja controlos nas fronteiras da UE (excepto se viajar para o Reino Unido, Irlanda, Chipre, Roménia e Bulgária), continuará a precisar de um documento de identificação para viajar de avião ou para provar a sua identidade”. No caso de viajar com animais, saiba que estes também necessitam de um documento. Trata-se de um passaporte para animais, “emitido por um veterinário, para provar que estão vacinados contra a raiva”.

Perante a possibilidade de voos anulados ou atrasados, ligações perdidas ou bagagens extraviadas, a CE lembra que “enquanto passageiro, tem determinados direitos e pode exigir uma compensação”. Além disso, “com as novas disposições europeias, que obrigam a que as tarifas anunciadas incluam todos os impostos, taxas e sobretaxas, é agora também mais fácil comparar os preços de voos”.

Saiba ainda que, em qualquer país europeu, “só precisa de se lembrar de um único número de emergência, o 112”, podendo ligar gratuitamente em toda a UE, a partir de qualquer tipo de telefone fixo ou móvel.

Recorde-se também que entraram em vigor, no dia 1 de Julho, as novas regras de roaming na UE, baixando os custos do uso do telemóvel no estrangeiro. Telefonar de outro país da UE custa agora 0,43 euros por minuto e receber uma chamada custa 0,19 euros. Quanto ao envio de SMS, custa apenas 0,11 euros.

Caso as suas férias sejam noutro país europeu, a CE aconselha a consulta do dossier Viajar na Europa 2009, onde encontra mais informação sobre os documentos necessários, a moeda, a viagem, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) e o como proceder em caso de problemas inesperados durante a viagem.

Data: 07-07-2009

Fonte: Portal do Cidadão com Comissão Europeia

4000 Caracteres remanescentes


Segurança Social

SEGURANÇA SOCIAL DIRETA - Serviços disponíveis online

Para os cidadãos, a adesão à Segurança Social Direta é feita no site da Segurança Social, sendo o código de acesso enviado para a morada registada na Segurança Social. Se o cidadão quiser...

Comentários Recentes

Rfg
23 horas 51 minutos

Olá Bom minha menstruação dura em média mais ou menos 5 dias, e nesse mês o no último dia já não veio mais nd, e eu ...

ana duarte
12 dias 4 horas

tenho 39 anos e uma incapacidade de 85% e mais a nivel dos menbros inferiores mais a esquerda ,mas os membros superiores tamb ...

Manuel Augusto Ferreira Nóbrega
13 dias 6 horas

Fui submetido a junta médica e foi-me atribuído uma incapacidade de 43%., no entanto parece que me vai ser diagnosticada ou ...