Skip to main content
Segurança Social

Segurança Social: Prestação Social para Inclusão - Complemento

Entra hoje em vigor (1 de outubro) uma nova componente da Prestação Social para a Inclusão (PSI), designada por “Complemento” e que se junta à componente base desta prestação.

Segurança Social: Datas de pagamento dos subsídios sociais e pensões
Segurança Social: Avaliação da Qualidade do Atendimento

Trata-se de um instrumento de combate à pobreza, que reforça o montante da PSI e melhora a proteção social das pessoas com deficiência/incapacidade e suas famílias, que vivam com insuficiência de recursos económicos.


O Complemento, destina-se aos beneficiários da componente base da PSI e àqueles que agora pretendam requerer ambas as componentes, desde que cumpram as condições de acesso.


Tal como acontece na componente base, também o complemento, poderá ser requerido, através de formulário próprio, juntando a respetiva documentação:

Consulte o Guia Prático
Aceda ao Requerimento (PSI 1-DGSS) e Anexo (PSI – 1/1 – DGSS)

Segurança Social

  • Criado em .
  • Última atualização em .
cristina
PSI
Boa tarde.Eu tenho 72% de incapacidade,não tenho outro rendimento a nao ser a psi base,mas vivo com um parente que recebe rsi.Se eu pedir o complemento.o meu familiar perderá todo o seu rsi??eu ja li muita coisa,mas estou muito confusa e nao percebo nada de nada e ate ir ha seg social,que ja esta marcada,gostava de saber se alguem me sabe dizer alguma coisa,para nao andar tao nervosa.Muito obrigada.
Cumprimentos

Jaime
Pensão junho 2019
A minha pensão costuma ser paga a dia 8 de cada mês. Se apanhar um fim de semana passa para o dia útil seguinte. Como o dia 10é feriado, em que dia pagarão, dia 11 ?

obrigado
JaimeDavid

paulo
psi
boas gostaria de saber quando e que comecam a pagar o complemento da psi
Celso
frederico disse :
Boa tarde tenho uma incapacidade de 86% já tenho o a componente base do PSI pedi o Complemento em 10 Outubro 2018. Alguém me pode indicar quando é que a Segurança Social começa a pagar o Complemento ?. Obrigado.
Vai ser pago a partir de março com retroátivos

frederico
PSI + COMPLEMENTO
Boa tarde tenho uma incapacidade de 86% já tenho o a componente base do PSI pedi o Complemento em 10 Outubro 2018. Alguém me pode indicar quando é que a Segurança Social começa a pagar o Complemento ?. Obrigado.

Américo Silva
duvida
uma pessoa que tem direito ao psi , que ja esteja a receber psi mais complemento, se mais tarde for pedir invalidez, perde o psi, certo??
Indi
quem pode ser beneficiado?
Olá, ssbes quem pode ser beneficiado? Obrigado