Europa 2020 - Estratégia de crescimento para uma Europa inteligente, sustentável e inclusiva
Segundo as palavras de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, "A Europa 2020 é a estratégia de crescimento da UE para a próxima década. Num mundo em mutação, pretendemos que a UE se torne uma economia inteligente, sustentável e inclusiva.".
A estratégia Europa 2020 é um plano de dez anos da União Europeia a favor do crescimento. Esta estratégia visa não só a saída da crise mas também a revisão do nosso modelo de crescimento e a criação das condições necessárias para obter um tipo diferente de crescimento: um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo.
A sua concretização será assegurada por cinco objetivos principais que a UE deverá atingir até ao fim da presente década e que dizem respeito aos seguintes domínios: emprego, educação, investigação e inovação, inclusão social e redução da pobreza e clima e energia.
A estratégia compreende também sete «iniciativas emblemáticas» que servem de enquadramento para atividades conjuntas da UE e das autoridades nacionais nas seguintes áreas: inovação, economia digital, emprego, política industrial, pobreza e eficiência na utilização dos recursos.
A estratégia Europa 2020 só será bem sucedida se tanto a UE como os seus países centrarem os seus esforços com determinação nos objetivos comuns. A nível da UE, serão tomadas medidas para concretizar o mercado interno dos serviços, da energia e dos produtos digitais e para investir em atividades transfronteiras essenciais. A nível nacional, importa eliminar os obstáculos à livre concorrência e à criação de emprego. Mas para ter o impacto pretendido a nível do crescimento e do emprego, há que combinar e coordenar os esforços envidados a ambos os níveis.
Daí que o êxito da estratégia Europa 2020 dependa em larga medida do novo quadro de governação adotado pela UE a partir de 2010. Neste contexto, é primordial o Semestre Europeu , um ciclo anual de coordenação no domínio das políticas económicas, no âmbito do qual a Comissão Europeia e o Conselho formulam orientações políticas, os países da UE comprometem-se a realizar reformas, os países da UE recebem recomendações específicas elaboradas pela Comissão e aprovadas pelos dirigentes dos países da UE no quadro do Conselho Europeu. Estas recomendações terão que ser depois tidas em conta nas políticas e nos orçamentos dos países da UE.
Fonte e mais informações em https://commission.europa.eu/index_pt
- Criado em .
- Última atualização em .