O que saber sobre o roubo automóvel em Portugal

Seis factos que deve saber sobre o roubo automóvel, pelo e-konomista*. Atente ainda nas sugestões para uma melhor prevenção.

Roubos por zonas do país

64,2% dos roubos de automóveis acontecem na Grande Lisboa e no Grande Porto. No restante território nacional os números de roubo automóvel acabam por ser mais baixos, representando 35,8%.

Onde ocorre mais?

Os sítios onde os roubos são mais frequentes são sítios pouco iluminados, parques de estacionamento, bombas de gasolina, entre outros.

A que horas?

Cerca de 50,4% dos roubos acontece entre as 19h00 e a 1h00. De madrugada, registam-se cerca de 20%. Ainda assim, o roubo automóvel também tem lugar em plena luz do dia.

Quantos assaltantes?

O roubo de um carro é um ato rápido e discreto, por isso grande parte dos assaltos são feitos por um ou dois assaltantes. Os assaltos com três ou mais assaltantes ocorrem menos frequentemente.

Meio de coacção

A maioria dos assaltos são feitos com o proprietário do carro presente e a forma mais frequente é pela utilização de arma branca (53,3%). Já a utilização de armas de fogo é feita por 37,8% dos assaltantes.

Sugestões para prevenção

  • Tranque sempre as portas;
  • Evite andar sozinho no carro;
  • Evite ficar parado muito tempo dentro do carro;
  • Evite locais pouco iluminados.

Conselho

Se está à procura de um seguro automóvel ou se é altura da sua renovação, considere a possibilidade de adicionar uma cobertura contra roubo.

e-konomista infografia roubo automovel copy

   * e-konomista: isto é inteligência financeira. O e-konomista é um site que simplifica os produtos financeiros. Precisa de um conselho, de uma solução? O e-konomista foi feito a pensar em si! O site ajuda-o/a a encontrar uma opinião diferente sobre a sua situação financeira. Não precisa deslocar-se, está tudo online!