O que NÃO fazer quando vamos ao supermercado...

... para NÃO COMPRARMOS coisas a mais ou desnecessárias ou desadequadas às nossas necessidades!

Katie Hill, formadora norte-americana em saúde e bem-estar, alerta para alguns dos erros que todos cometemos quando vamos comprar a nossa alimentação. Esta profissional elaborou uma lista dos seis erros mais comuns às famílias quando se vai às compras.

1º ERRO - Ir às compras apenas uma vez por semana

Este é um erro muito comum nos Estados Unidos, muitas famílias enchem os seus carrinhos de compras uma vez por semana, esperando que estas sejam suficientes para essa semana. Com isto, por um lado, tende-se a comprar mais comidas processadas que durem mais tempo; por outro, isto também significa que se torna mais fácil deixar expirar o prazo dos alimentos. Se se comprar menos comida mas se aumentar as idas ao supermercado, poupa-se dinheiro e tem-se mais comida fresca todos os dias.

2º ERRO - Ir às compras sem um plano

Embora cada vez mais pessoas façam listas de compras, muitas vezes os alimentos que fazem parte dessa lista não estão "coordenados", ou seja, e comida é "dispersa" e não permite a confeção de refeições. Convém pensar no que é necessário para dois ou três dias ou cerca de nove refeições.

3º ERRO - Ir às compras com a barriga cheia

Já se sabe que ir às compras de barriga vazia é desastroso, agora pode acrescentar-se que ir de barriga cheia também não é favorável à compra de alimentos. As pessoas que vão ao às compras com o estômago cheio acabam por comprar tudo menos comida: papel higiénico, detergentes, artigos de higiene pessoal… mas nada de alimentos, ou seja, terão de voltar ao supermercado.

4º ERRO - Comprar demasiada comida de conveniência “saudável”

Há uma grande variedade de comidas classificadas pelos fabricantes como “sem glúten”, “orgânica”, “sem gordura” ou “natural” e que, na verdade, não o são. Deve optar-se por comida verdadeira, de preferência que não venha num pacote que sobrevive a tudo, incluindo holocaustos nucleares.

5º ERRO - Desconhecer a que dias o seu supermercado renova o stock

O segredo para comprar comida fresca é saber o dia em que o supermercado faz a reposição dos artigos (do stock). Basta perguntar ao gerente de loja e, depois, planear as compras nesse dia – que não tem necessariamente de ser ao fim-de-semana, apesar de dar mais jeito à maioria dos consumidores.

6º ERRO - Não ter paciência

É chato esperar horas pela sua vez no peixe fresco ou charcutaria? Sim, é verdade, mas saberá que a comida é fresca. Tente resistir à compra de produtos embalados que, por vezes, estão expostos há vários dias e no mesmo local.

 

Fonte: Green Savers