Skip to main content

O que deve riscar da lista de compras

A entidade que vigia os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration) anunciou que as gorduras trans são prejudiciais para a saúde, podendo levar à proibição do uso destas substâncias na produção dos alimentos no país

A gordura trans é bastante usada em alimentos processados para aumentar o tempo de vida útil dos produtos. No entanto, os nutricionistas têm vindo a alertar para os perigos deste tipo de gorduras que contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares.

Se a proibição avançar, a indústria alimentar norte-americana terá de readaptar os seus processos de fabrico. Enquanto isso não acontece, conheça os alimentos que terão de passar por mudanças no seu processo de fabrico.

1. Biscoitos salgados e doces

Estes produtos geralmente contêm gorduras trans em estado sólido para obter uma menor “oleosidade”. As gorduras "boas" deveriam desempenhar esse papel, porque trazem menos riscos para a saúde e são mais saudáveis, mas são mais caras para a indústria alimentar.

2. Pipocas para fazer no micro-ondas

Estas pipocas contêm gorduras trans sólidas que são usadas para conservar o produto durante mais tempo. A alternativa seria usar azeite (de oliva) no lugar das gorduras trans porque é uma gordura natural que não possui gordura trans e é menos manipulada.

3. Pizzas e salgados congelados

Alguns produtos congelados como sejam pizzas e salgados, por exemplo, contêm gorduras trans para prolongar a sua duração. Os especialistas sugerem que as pessoas comprem produtos frescos e os congelem em casa.

4. Manteiga vegetal e margarina em barra

A sugestão dos especialistas é que se use manteiga em vez de margarina, porque a origem animal do produto é facilmente assimilada pelo metabolismo. Melhor ainda seria utilizar gorduras líquidas, como o azeite, em vez de gorduras sólidas, como manteiga ou margarina.

5. Natas para café

Também existem versões deste produto sem gordura trans. Ainda assim, há substitutos que são ainda mais saudáveis, como leite natural ou leite de soja.

6. Glacé pronto a usar

Os glacés prontos a usar fazem com que os doces fiquem mais sólidos e estáveis durante mais tempo, desde que conservados à temperatura ambiente. Apesar dos inúmeros esforços da indústria alimentar na procura de alternativas mais saudáveis, os especialistas asseguram que é melhor fazer o glacé em casa, utilizando açúcar, manteiga, leite e baunilha natural.

Fonte: Green Savers

  • Criado em .
  • Última atualização em .