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De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho de 2016 o prazo para a realização da Prova Escolar.

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar - Ano Letivo 2015/16 - Segurança Social

Até 31 de julho, na Segurança Social Direta

À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da segurança social direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:

  • Abono de família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2016/2017 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de família pelo 1º ou 2º escalão.

Os alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.

No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da segurança social direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de família pela segurança social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consulte o Passo-a-passo para a realização da Prova Escolar através da Segurança Social Direta e a página da Prova Escolar.

prova escolar 2016 2017

Consulte:

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar - Ano Letivo 2015/16 - Segurança Social

Silvana Mendes
Informações
Chamo me Silvana ********, eu tinha o abono escolar quando era menor e quando estudava, tenho o meu número de niss e palavra passe, so que parei os estudos e cortarão o abono escolar, mas agora já voltei aós estudos e quero saber se ainda posso ter o abono escolar outro vez. Obrigado
Vanessa Antunes
Abono ex trabalhadores
Boa tarde,

sou estudante unoversitaria e estive a trabalhar durante o mês de agosto. Fiz a prova escolar mas ate agora os meus pais nao receberam o abono. Ja nao tenho direito?

antónio martelo
Gostava de saber o escalão do a.s.e 2016/2017
Escalâo do a.s.e.2016/2017
Beatriz Madeira
Os escalões da Ação Social Escolar (ASE) são os mesmos 4 escalões de abono de família e estão identificados na página 11 do Guia Prático da segurança social sobre “Abono de família para Crianças e Jovens, publicado em 22 de agosto de 2016, em http://www.seg-social.pt/documents/10152/14407031/abono_familia_criancas_jovens/087fccd2-0d74-4144-9838-c30149ec871d
ana paula coelho
abono familia.
Ola boa tarde .Olha já estou fora de Portugal moro na Suíça já faz 4 anos quero voltar pra Portugal será que tenho direito aos abonos atrasado.obrigado .
Beatriz Madeira
A Seg. Social paga as prestações de apoio social a partir do momento em que as crianças residirem em Portugal e o pedido seja feito.
Maria Filomena Ribeiro Alves Silva
Prova Escolar
Não consigo fazer a prova escolar
Beatriz Madeira
Sendo que o sabiasque.pt é um serviço distinto da segurança social não tem como ajudá-la a resolver o assunto diretamente. Assim, sugerimos-lhe que entre em contacto direto com a Seg. Social por uma das seguintes vias:

1. Serviço via segurança social pelo número 300 502 502 ( 351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

2. Serviço ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO pode ser feito online (https://app.seg-social.pt/VMP/Login.aspx) ou por telefone (Nr. 300 502 502 / dias úteis 9h00 - 17h00 / escolha opção 6 - marcação de atendimento presencial). Tenha consigo o NISS e a sua senha de acesso ao serviço segurança social direta. Custo de chamada para rede fixa em função do plano tarifário.

3. Atendimento presencial num CENTRO REGIONAL DA segurança social cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página http://www4.seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

4. Atendimento presencial num balcão numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao

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