Skip to main content

Prova Escolar - Ano Letivo 2015/16 - Segurança Social

De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorre até 31 de julho de 2015 o prazo para a realização da Prova Escolar.

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Até 31 de julho, na Segurança Social Direta

À semelhança dos anos anteriores, a Prova Escolar deve ser efetuada até 31 de julho, através da Segurança Social Direta, para que o pagamento das prestações seja assegurado ao início do ano letivo a quem tem direito a beneficiar das mesmas.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:

  • Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);

  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2016/2016 que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.

prova escolar 2015/2016Os alunos que efetuem as matrículas após 31 de julho, por exemplo os do ensino superior, podem fazer a prova escolar até 31 de dezembro.

No caso da Prova Escolar não ser efetuada durante o mês de julho, os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consultar a página da Prova Escolar no site da Segurança Social.

Para aceder ao serviço Segurança Social Directa, onde é feita a prova escolar, é necessário preencher o formulário de adesão ou autenticar-se através do Cartão de Cidadão.

Consulte:

Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família

Prova Escolar

  • Criado em .
  • Última atualização em .
MARIA ARMINDA DIAS DE ALMEIDA
prova escolar de Shelzia Denise de Almeida Martins
Pretendo fazer a prova escolar da Shelzia Denise de Almeida Martins mas tenho dificuldades.
João Verdugo
prova escolar
pretendo fazer prova escolar visto nao receber respectivo abono de familia desde janeiro.
nao consigo entrar em segurança social directo visto que me dao a informaçao de um erro inesperado.
O que fazer??????:

Sara Moço
Prova escolar
Quero fazer a prova escolar pela net . O site não abre está sempre indisponível, vou chegar a 31 de Julho prejudicada sem conseguir fazer a prova escolar, encontra-se indisponível desde o dia 1 de Julho. Continuo a tentar fazer a prova escolar pela net e continuo sem conseguir.
Sara Moço
Quero fazer a prova escolar pela net . O site nao abre esta sempre indisponível vou chegar a 31 de Julho prejudicada sem conseguir fazer a prova escolar se continua indisponível desde o dia 1 de Julho. Continuo a tentar fazer a prova escolar
Quero fazer a prova escolar pela net . O site não abre está sempre indisponível, vou chegar a 31 de Julho prejudicada sem conseguir fazer a prova escolar, encontra-se indisponível desde o dia 1 de Julho. Continuo a tentar fazer a prova escolar pela net e continuo sem conseguir.
maria
nao consigo fazer a prova escolar pela internet. esta sempre indesponivel
Beatriz Madeira disse :
Ver como fazer para obter a declaração do escalão do abono de família em https://sabiasque.pt/escalao-de-abono-de-familia.html

maria
porque nao consigo entrar no site para fazer a prova escolar pela internet .? so mostra indesponivel
Quero fazer a prova escolar pela net . O site nao abre esta sempre indesponivel vou chegar a 31 de julho prejudicada sem conseguir fazer a prova escolar se continua indesponivel desde o dia 1 de julho
Cidalia de Jesus Carmezim
para saber qual é o escalão que a minha filha pertence
Para escola
Raquel alexandra cunha oliveira
Prova escolar ano letivo 2015 2016
Ter acesso ao escalão do abono de família