O Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste (PBHRO) está em consulta pública durante seis meses. Até Maio de 2012, são disponibilizados para consulta os documentos de síntese, o resumo não técnico e as partes complementares do plano.
De acordo com o comunicado disponibilizado pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARHT), os documentos em formato electrónico podem ser consultados no seu site, mas também nos sites do Instituto da Água (INAG) e do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT). A edição em papel está disponível para consulta na sede da ARHT, no Gabinete Sub-Regional do Oeste nas Caldas da Rainha e nas instalações do Instituto da Água.
A consulta pública do PBHRO abrange duas sínteses, um resumo não técnico e um repositório de mapas, assim como as partes complementares designadas como Avaliação Ambiental e Participação Pública
O processo de consulta pública decorre por um período de seis meses, até Maio de 2012, sendo que a participação online é feita através do preenchimento de um formulário.
A ARHT apela à participação de todos para que o PBH Ribeiras do Oeste se constitua como um verdadeiro instrumento de planeamento e gestão.