ADENE exporta tecnologia e know-how

Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A ADENE – Agência para a Energia adaptou, ao parque habitacional do Luxemburgo, o seu simulador CasA+, uma ferramenta que analisa o desempenho dos edifícios no sentido de promover uma maior eficiência energética. Este simulador foi também já apresentado no mercado angolano, tendo vencido o prémio de melhor Projecto Ecológico-Tecnológico na 2ª edição do SIMA - Salão Imobiliário de Angola de 2011.

logo adenePortugal é referência na área da eficiência energética

O My Energy Home Online, versão do CasA+ para o Luxemburgo, foi apresentado na “feira verde” Oekofoire, e na Semaine du Logement, feira nacional de habitação daquele país. A adaptação implicou a customização dos ecrãs para o aspecto e características dos edifícios do Luxemburgo, bem como a utilização do método de cálculo de classe energética usado naquele país, tendo sempre como base a tecnologia usada na versão portuguesa.

Tal como na versão original, a adaptação do CasA+ ao Luxemburgo permite aos visitantes das feiras perceber como melhorar o desempenho energético das suas casas e diminuir a pegada de carbono. Os utilizadores podem estimar as necessidades de energia para aquecimento, arrefecimento e preparação de águas quentes da sua casa, e compará-las com os valores de referência para edifícios novos, explorando depois algumas alterações (por exemplo, passar de janelas com vidros simples para vidros duplos e instalação de isolamento na cobertura) e reavaliando o seu impacto.

Com esta acção, a ADENE prossegue na sua afirmação internacional, exportando competências técnicas e ferramentas úteis no domínio da eficiência energética, algo que foi recentemente reforçado igualmente com acções de promoção junto de delegações da Albânia e Bósnia. Está ainda a explorar outras oportunidades de colaboração com países dos PALOP, nomeadamente Brasil e Angola.

Tecnologia de referência

O casA+ tem merecido reconhecimento, sendo um case study usado pela Microsoft na divulgação de exemplos efectuados com a tecnologia Silverlight. A versão desenvolvida de acordo com as características do clima e do parque habitacional angolano revela-se particularmente importante num país onde o mercado imobiliário está em crescimento e evolução, e onde a presença portuguesa tem uma grande expressão. Mereceu, por isso, uma distinção no SIMA - Salão Imobiliário de Angola, atribuída pela Feira Internacional de Luanda e pela Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola.

A ADENE é hoje um exemplo apresentado pela Agência Internacional de Energia no que se refere a eficiência energética de edifícios. Élíder e coordena a acção concertada para a Directiva Europeia de Eficiência Energética nos Edifícios, um projecto de acompanhamento da implementação da directiva em todos os estados membros da UE, e coordena neste momento o grupo de trabalho de edifícios da rede EnR, a rede europeia de agências nacionais de energia.

4000 Caracteres remanescentes


Username e Password

Criar uma Senha Segura

Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

CONCEIÇÃO GAMEIRO
2 dias 20 horas

Bom dia, Podem por favor esclarecer se o Horário a querer implementar na Empresa está correto? 9.30H saída ás 12.30H P ...

Manuel Rodrigues
7 dias 18 horas

bom dia Sra Beatriz, como entidade patronal surgiu uma situação de mau comportamento de um dos funcionários. como posso ap ...

Márcio
13 dias 14 horas

Sou vigilante e trabalho numa portaria 24h. Suponhamos que estou escalado para fazer o turno das 16h. ás 24h. O colega falta ...

Pedro
13 dias 19 horas

Boa tarde, Tendo a isenção de horário os feriados obrigatórios que tenha que ir trabalhar estão incluídos na isenção ...

Rui Oliveira
13 dias 20 horas

quero dizer artigo 300 e não artigo 30