Skip to main content

ADENE exporta tecnologia e know-how

A ADENE – Agência para a Energia adaptou, ao parque habitacional do Luxemburgo, o seu simulador CasA+, uma ferramenta que analisa o desempenho dos edifícios no sentido de promover uma maior eficiência energética. Este simulador foi também já apresentado no mercado angolano, tendo vencido o prémio de melhor Projecto Ecológico-Tecnológico na 2ª edição do SIMA - Salão Imobiliário de Angola de 2011.

Portugal é referência na área da eficiência energética

O My Energy Home Online, versão do CasA+ para o Luxemburgo, foi apresentado na “feira verde” Oekofoire, e na Semaine du Logement, feira nacional de habitação daquele país. A adaptação implicou a customização dos ecrãs para o aspecto e características dos edifícios do Luxemburgo, bem como a utilização do método de cálculo de classe energética usado naquele país, tendo sempre como base a tecnologia usada na versão portuguesa.

Tal como na versão original, a adaptação do CasA+ ao Luxemburgo permite aos visitantes das feiras perceber como melhorar o desempenho energético das suas casas e diminuir a pegada de carbono. Os utilizadores podem estimar as necessidades de energia para aquecimento, arrefecimento e preparação de águas quentes da sua casa, e compará-las com os valores de referência para edifícios novos, explorando depois algumas alterações (por exemplo, passar de janelas com vidros simples para vidros duplos e instalação de isolamento na cobertura) e reavaliando o seu impacto.

Com esta acção, a ADENE prossegue na sua afirmação internacional, exportando competências técnicas e ferramentas úteis no domínio da eficiência energética, algo que foi recentemente reforçado igualmente com acções de promoção junto de delegações da Albânia e Bósnia. Está ainda a explorar outras oportunidades de colaboração com países dos PALOP, nomeadamente Brasil e Angola.

Tecnologia de referência

O casA+ tem merecido reconhecimento, sendo um case study usado pela Microsoft na divulgação de exemplos efectuados com a tecnologia Silverlight. A versão desenvolvida de acordo com as características do clima e do parque habitacional angolano revela-se particularmente importante num país onde o mercado imobiliário está em crescimento e evolução, e onde a presença portuguesa tem uma grande expressão. Mereceu, por isso, uma distinção no SIMA - Salão Imobiliário de Angola, atribuída pela Feira Internacional de Luanda e pela Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola.

A ADENE é hoje um exemplo apresentado pela Agência Internacional de Energia no que se refere a eficiência energética de edifícios. Élíder e coordena a acção concertada para a Directiva Europeia de Eficiência Energética nos Edifícios, um projecto de acompanhamento da implementação da directiva em todos os estados membros da UE, e coordena neste momento o grupo de trabalho de edifícios da rede EnR, a rede europeia de agências nacionais de energia.

Consulte

Hoje é o Dia Nacional da Energia - 29-05-2012

 

  • Criado em .
  • Última atualização em .