Skip to main content

Divulgado Regulamento da Medida INOV-ENERGI@

Foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 7383/2010, de 27 de Abril (231.08 KB), que aprova o regulamento da medida INOV-ENERGI@, para a atribuição de estágios a desempregados, num máximo anual de 1.500 estágios, no domínio do ambiente e energias renováveis.

São destinatários do INOV-ENERGI@ os jovens desempregados, à procura do primeiro ou de novo emprego, que tenham até 35 anos de idade e possuam uma qualificação de nível superior nas áreas de engenharia, ciências físicas e químicas, ciências da vida, ciências do ambiente, ciências agrárias, ciências empresariais, economia e direito.

Esta medida pretende beneficiar não só as empresas privadas como também as que integram o sector empresarial do Estado e as empresas municipais, intermunicipais ou metropolitanas, cuja actividade se insira no âmbito do ambiente, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

Os estágios profissionais terão a duração de 12 meses, incluindo um mês de férias, sendo concedida a cada estagiário uma bolsa mensal, “desde o início do estágio e durante a sua vigência, incluindo o mês de férias, no montante de duas vezes o indexante dos apoios sociais”.

O processo de candidatura ao INOV-ENERGI@ será conduzido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP), sendo o período de apresentação de candidaturas fixado anualmente, mediante deliberação do Conselho Directivo do IEFP.

Esta medida traduz-se no reforço e ampliação do Programa INOV, uma das medidas que integra o Programa Iniciativa Emprego 2010, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 5/2010, de 20 de Janeiro (196.03 KB).

O Programa Iniciativa Emprego 2010 “engloba um conjunto de medidas extraordinárias que visam assegurar a manutenção de postos de trabalho, incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, criar emprego para aqueles que actualmente se encontrem desempregados e combater o desemprego”.

Data:28-04-2010

Fonte:Portais do Cidadão e da Empresa com DR

  • Criado em .
  • Última atualização em .