Para manter a casa quente antes de ter de recorrer a aquecedores e contribuir para diminuir o valor da conta da eletricidade, pode aplicar algumas, ou todas, as sugestões que se seguem.
Sele as portas
A porta da rua, por onde entra ar frio, deve estar adequadamente selada à volta da ombreira e por baixo. A solução poderá passar por um isolador para o revestimento em torno da porta ou um “chouriço” para a parte inferior (que também pode ser uma toalha enrolada e colocada no chão).
Feche as janelas
As janelas devem ser adequadamente fechadas para evitar que o frio entre em casa. Se, durante o dia, a temperatura exterior for mais alta do que a interior, poderá abri-las.
Coloque cortinas nas janelas
Umas cortinas podem ajudar a bloquear as correntes de ar. Poderá abri-las quando estiverem expostas a luz solar direta ou indireta e fechá-las quando esteja encoberto.
Feche as divisões que não são utilizadas
As portas fechadas fazem da divisão uma barreira das zonas de ar frio e evitam que o ar circule tanto, o que reduz a perda de calor.
Use tapetes ou carpetes
Os tapetes e as carpetes ajudam a prevenir a perda de calor através do chão, sendo mais quentes do que a madeira ou o azulejo, o que permite ter uma superfície "aquecida".
Deixe "entrar" o sol
Retire quasquer obstáculos, como plantas ou objectos exteriores, que possam impedir os raios de sol de incidirem na casa. Caso considere adequado, poderá voltar a colocá-los de volta aos seus lugares à noite para que assim possam servir de isolamento térmico adicional.
Isole o sótão ou a cave
Se a casa tem sótão ou cave poderá verificar-se uma perda substancial de calor da casa através destas divisões, sobretudo do sótão, na medida em que o ar quente sobe e o ar frio desce. Verifique o isolamento de ambas estas divisões, nomeadamente do sótão.
Use o forno
O vapor dos cozinhados (no fogão) faz aumentar a humanidade da casa, obrigando a um gasto superior de energia para aquecer o ar húmido. Para controlar/contrariar este aumento de humidade pode utilizar-se o forno que vai ajudar a secar o ar e a aquecer a cozinha.
Use velas
As velas produzem uma grande quantidade de calor, sendo necessário cuidado/atenção ao local onde se colocam e não as deixando abandonadas.
Use um desumidificador
Os desumidificadores servem para ajudar a extrair a humidade do ar, sem contribuirem para aquecer ou arrefecer a casa. A utilização deste tipo de aparelho permite que as divisões fiquem menos húmidas e, por isso, mais confortáveis. Além disso, é necessária menos energia para aquecer o ar seco.
Use cortinas de chuveiro claras
Nas casas de banho que têm janelas que recebem luz solar direta, use cortinas de chuveiro/banheira claras. Isto fará com que o calor do sol aqueça a casa, afastando o ar frio.
Fonte: https://greensavers.sapo.pt/