Skip to main content

1º de maio - Programa das Comemorações

Ligado 30-04-2015
Categorias: Datas Comemorativas

No desfile do Dia do Trabalhador, o secretário-geral da InterSindical rejeitou mexidas na taxa social única de patrões e trabalhadores.

Rádio Renascença: CGTP. Planos de maioria e PS são "ataque aos direitos sociais e laborais"

Secretário-geral da UGT vai propor um novo aumento do salário mínimo nacional. O valor é, para já, desconhecido mas o objectivo é que entre em vigor a partir de Janeiro de 2016.

Público: UGT no Porto: “Sem confiança, não haverá prosperidade económica”

O realizador norte-americano, autor de filmes como Bowling For Columbine (2002) – sobre o massacre no liceu Columbine –, Fahreneit 9/11 (2004) – um olhar muito crítico à presidência de George W. Bush – ou Capitalism: A Love Story (2009) esteve no 1º de Maio da CGTP, em Lisboa, onde foi cumprimentado pelo secretário-geral da central sindical, Arménio Carlos. "Bem-vindo a Portugal. Muitas felicidades", começa por dizer o líder da CGTP a Michael Moore, que lhe agradeceu. "Temos uma grande consideração pelo trabalho que faz, pela coragem que tem mostrado ao denunciar as fraudes no sistema de saúde", disse ainda Arménio Carlos. Moore encontra-se em Portugal a filmar um novo documentário.

Esquerda.net: Michael Moore aparece de surpresa no 1º de Maio de Lisboa

Presente na manifestação do 1º Maio convocada pela CGTP-IN, Jerónimo de Sousa destacou a participação elevada nas manifestações do 1º Maio e os objectivos de derrotar a direita e de mudança na vida política nacional.

PCP: Uma grande manifestação de esperança e confiança no futuro

O Esquerda.net esteve na manifestação da CGTP em Lisboa e falou com alguns homens e mulheres dispostos a combater a estratégia de destruição de direitos laborais levada a cabo pelo atual governo. Por Pedro Ferreira.

Esquerda.net: 1º de Maio: Várias gerações unidas na luta por melhores condições de vida

41 anos depois, a minha geração está mais perto de trabalhar à jorna do que a da minha mãe. E já esteve mais longe de não ter nada como a do meu pai.

Esquerda.net: Três gerações de maio

 

Esquerda.net: 1º de Maio em Lisboa

Michael Moore, realizador norte-americano, autor de filmes como Bowling For Columbine (2002) - sobre o massacre no liceu Columbine - Fahreneit 9/11 (2004) - um olhar muito crítico à presidência de George W. Bush - ou Capitalism: A Love Story (2009) esteve no 1º de Maio da CGTP-IN, em Lisboa.

CGTP-IN: Michael Moore no 1º de Maio da CGTP-IN

Comemorou-se em grande o dia 1º de Maio. Por todo o país, centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras dos sectores público e privado coloriram as ruas e praças de Portugal em defesa dos seus direitos e contra a política de direita seguida pelo o Governo PSD/CDS. Foram muitos os que desfilaram ao ritmo das palavras de ordem - "Está na hora, está na hora de o Governo se ir embora" e outros ainda que marcaram o passo com "É só cortar e roubar a quem vive a trabalhar". Foi uma luta grandiosa por uma vida melhor, por uma alternativa de esquerda e soberana, pela esperança de todos termos um futuro e uma vida melhor.

CGTP-IN: 1º de Maio - Milhares de pessoas demonstraram querer uma vida melhor

Arménio Carlos não poupa críticas ao Governo nem ao PS. Para o secretário-geral da CGTP, o cenário macroeconómico apresentado pelos socialistas pode permitir-lhes “ser alternância ao poder, mas nunca será uma alternativa política”

Público: Protestos e apelos para derrotar o Governo marcaram 1º de Maio, “um mês bonito”

Marcado o habitual desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde o comício sindical terá como orador principal o líder da Intersindical, Arménio Carlos.

Rádio Renascença: CGTP e UGT esperam milhares nas comemorações do 1º de Maio

O 1º de maio, é dia o de todas as lutas, de todos os trabalhadores, em todo o mundo. O dia da festa da dignificação e da valorização do trabalho.Vamos estar por Portugal inteiro. Esta é a festa dos trabalhadores. A festa da unidade, pelo conseguido. A luta unida pelo que temos de conseguir.

CGTP-IN: Todos ao 1º de Maio

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado em Portugal e em outros países. Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado nacional. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

CGTP-IN: Programa de comemorações do 1º Maio - CGTP-IN