Índice do artigo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Este artigo visa dar algumas informações sobre transporte de crianças e jovens em veículos, assim como sobre transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos. Para além de introduzir as duas matérias, dá também a possibilidade aos interessados de procurarem informação mais específica sobre ambos os temas noutros sites.

Transporte de crianças e jovens em veículos

O transporte de crianças e jovens até aos 16 anos deve obrigatoriamente utilizar um sistema de retenção para crianças (SRC) devidamente homologado.

Todos os lugares dos veículos utilizados no transporte de crianças e jovens devem estar equipados com cintos de segurança, devidamente homologados, cuja utilização é obrigatória. Os veículos matriculados antes de 2006 devem dispor de cintos de segurança com três pontos de fixação ou subabdominais.

Os SRC devem ser de modelo homologado de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento nr. 44 da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), no Regulamento de Homologação dos Cintos de Segurança e dos Sistemas de Retenção dos veículos (aprovado pelo Decreto-Lei nr. 225/2001 de 11 Agosto) e no Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, previsto no artigo 82 do Código da Estrada (aprovado pela Portaria 311-A/2005 de 24 Março).

Os sistema de retenção para crianças (SRC) são classificados em 5 grupos:

Grupo

Peso

Idade (aproximada)

Posição da cadeira

0 (Alcofa)

Até 10 Kg (Só para casos especiais)

De lado

0+

Até 13 Kg

Até 12/18 meses

Virada para trás

0+ / I ou I

Até 18 Kg

12 meses - 3/4 anos

Virada para trás

0+ / I ou I

Entre 9 Kg e 18 Kg

18 meses - 3/4 anos

Virada para a frente

II / III

Entre 15 Kg e 36 Kg

4/6 anos - 12 anos

Virada para a frente

III

Entre 22 Kg e 36 Kg

8/9 anos - 12 anos

Virada para a frente

As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura transportadas em veículos equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

As crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura devem ser transportadas no banco da retaguarda, salvo se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda (caso em que o airbag no lugar do passageiro tem obrigatoriamente de estra desligado) ou se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

As crianças de idade inferior a 3 anos não devem ser transportadas em veículos que não estejam equipados com cintos de segurança.

Nos veículos destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças sem que as regras anteriormente enunciadas sejam observadas, desde que não o sejam nos bancos da frente.

As crianças que excedam 36 Kg de peso devem utilizar o cinto de segurança e dispositivo elevatório que permita a utilização daquele acessório em condições de segurança.

O IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes pode autorizar a utilização de sistemas de retenção diferentes dos enunciados anteriormente quando as deficiências físicas ou mentais das crianças a transportar o justifiquem.

O valor das multas pode variar entre 120 e 600 Euros por cada criança transportada indevidamente.

Transporte colectivo de crianças e jovens

O transporte colectivo de crianças e jovens até aos 16 anos de e para os estabelecimentos de educação e ensino, creches, jardins-de-infância e outras instalações ou espaços em que decorram actividades educativas ou formativas, designadamente os transportes para locais destinados à prática de actividades desportivas ou culturais, visitas de estudo e outras deslocações organizadas para ocupação de tempos livres deve obrigatoriamente utilizar um sistema de retenção para crianças (SRC) devidamente homologado.

Todos os lugares dos veículos utilizados no transporte de crianças e jovens devem estar equipados com cintos de segurança, devidamente homologados, cuja utilização é obrigatória. Os veículos matriculados antes de 2006 devem dispor de cintos de segurança com três pontos de fixação ou subabdominais.

A atividade de transportes coletivos de crianças e jovens até aos 16 anos só pode ser exercida, como atividade principal, por pessoas singulares ou coletivas licenciadas pelo IMT (ver informação em http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteColectivoCriancas/Paginas/TransporteColectivodeCriancas.aspx).

 

Outras informações sobre segurança infantil em:

Pedro Fernandes
Dúvida
Se a criança tiver menos de 12 anos, mas MAIS de 150 cm de altura, como se deve proceder?

4000 Caracteres remanescentes


O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

francisco
2 dias 5 horas

olá em meados de setembro 2019 tive acidente trabalho na cozinha ( trabalho função publica ) ( estava de serviço)foi feit ...

Ana Carvalho
3 dias 11 horas

Boa tarde, O que posso fazer, preciso de um lar urgente para o meu pai, ele está sozinho neste momento, hospitalizado no ho ...

Maria Henningsen
4 dias 15 horas

Sou estrangeira, tenho um apto em Portugal que serah vendido no proximo ano, uma conta aa ordem que sera fechada assim que o ...

josé vieira
6 dias 4 horas

boa noite,eu estava a viver junto com a minha companheira e temos uma cadela em comum..a cadela só está no nome da minha ex ...

Bombeiro
6 dias 14 horas

Carissimo, bombeiro é uma profissão muito honrada e que eu conheço bem. Nos dias de hoje os bombeiros estão sempre á esp ...