Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Depois de tanto esperar, foi anunciado o lançamento da décima versão de uma das maiores e mais famosas distribuições GNU/Linux do mundo, conhecida pela sua inovação, sempre na vanguarda da tecnologia. Antecipando-se na maioria das vezes ao lançamento de novidades.

Lançamento Fedora 10

As principais inovações desta versão:

NetworkManager

As ligações com a internet, via cabo ou wireless, poderão ser partilhadas para outras máquinas com simples cliques.

PackageKit

Como prometido anteriormente, o PackageKit está a ser desenvolvido para ser o gestor de pacotes standard para todas as distribuições de Linux, desta forma é apresentada mais uma novidade da ferramenta. Quando for necessária a utilização de um determinado codec para execução de um arquivo multimédia, o PackageKit poderá utilizar as informações sobre os repositórios configurados na máquina para fazer o download do  pacote - com a autorização do utilizador, é claro. Esta novidade será extendida para instalações de fontes e aplicações em futuras versões.

Plymouth

Para diminuir o tempo de espera no arranque do computador, o Fedora 10  foi lançado com o Plymouth, ao contrário do RHGB que era utilizado nas versões anteriores e que demorava bastante tempo, memória e actividade de disco. O Plymouth também irá fornecer uma inicialização gráfica para utilizadores de placas ATI recentes.

RPM 4.6

Uma das maiores actualizações e correcções de bugs na história do RPM, com diversas melhorias no tratamento de erros e validação de sintaxe, entre outros.

Virtualização

Esta versão contém melhorias substanciais na instalação e manutenção remota de máquinas virtuais e também no fornecimento de armazenamento. As novas mudanças permitem a centralização, automatização e delegação num ambiente de produção com muita utilização da virtualização.

Ferramenta para criação de Appliance

A nova versão do Fedora traz esta ferramenta, que combinada com a Fedora Remix mark, permite aos OEMs, programadores e ISVs criar novos produtos com a utilização do boa documentação do Projecto como base. Os utilizadores podem juntar outras tecnologias ao enorme universo do Fedora e outros softwares livres para criar soluções inovadoras.

SecTool

O Fedora 10 acompanha a novíssima ferramenta de auditoria de segurança, que permite a detecção de problemas no sistema antes que eles causem maiores danos. Como é possível? É simples: utilizar a ferramenta para fazer os testes numa interface gráfica simples e modular que permite testar os itens do interesse do utilizador.

Gnome 2.24

A nova versão do Gnome traz diversas funcionalidades novas, desde abas no Nautilus, até à possibilidade de transferir novos plugins para a barra de tarefas de forma simples. Mais informações sobre o lançamento do Gnome, podem ser consultadas nas notas de lançamento do Projecto Gnome.

KDE 4.1.2

O novo KDE está cheio de novidades. Desde melhorias no Dolphin - o gestor de ficheiros -, até mudanças na composição do sistema de janelas e uma nova aplicação que serve de interface para OpenStreetMap. Para a lista completa de novidades do KDE 4.1.2, leia as notas de lançamento do KDE.

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Claudia
1 dia 2 horas

Pode ser enviada a rescisão via email com declaração para o fundo desemprego?

Manurl Conceição Costa
3 dias 19 horas

Patrão fechou portas por motivo do coronavírus e mandou- me para casa com licença sem vencimento está lei ou não.

Manuel Conceição Costa
3 dias 20 horas

Patrão fechou portas por motivo coronavírus e mandou-me para casa com licença sem vencimento ele pode fazer isso.

Manuel Conceição Costa
3 dias 20 horas

Patrão fechou portas e mandou-me para casa com licença sem vencimento pode fazer isso por por causa do coronavírus.

Anónimo
4 dias 2 horas

Bom dia, Devido ao falecimento do meu pai, estive três dias sem apresentação ao trabalho mas a comunicação foi feita no ...