Lançamento do Fedora 10
Depois de tanto esperar, foi anunciado o lançamento da décima versão de uma das maiores e mais famosas distribuições GNU/Linux do mundo, conhecida pela sua inovação, sempre na vanguarda da tecnologia. Antecipando-se na maioria das vezes ao lançamento de novidades.
As principais inovações desta versão:
NetworkManager
As ligações com a internet, via cabo ou wireless, poderão ser partilhadas para outras máquinas com simples cliques.
PackageKit
Como prometido anteriormente, o PackageKit está a ser desenvolvido para ser o gestor de pacotes standard para todas as distribuições de Linux, desta forma é apresentada mais uma novidade da ferramenta. Quando for necessária a utilização de um determinado codec para execução de um arquivo multimédia, o PackageKit poderá utilizar as informações sobre os repositórios configurados na máquina para fazer o download do pacote - com a autorização do utilizador, é claro. Esta novidade será extendida para instalações de fontes e aplicações em futuras versões.
Plymouth
Para diminuir o tempo de espera no arranque do computador, o Fedora 10 foi lançado com o Plymouth, ao contrário do RHGB que era utilizado nas versões anteriores e que demorava bastante tempo, memória e actividade de disco. O Plymouth também irá fornecer uma inicialização gráfica para utilizadores de placas ATI recentes.
RPM 4.6
Uma das maiores actualizações e correcções de bugs na história do RPM, com diversas melhorias no tratamento de erros e validação de sintaxe, entre outros.
Virtualização
Esta versão contém melhorias substanciais na instalação e manutenção remota de máquinas virtuais e também no fornecimento de armazenamento. As novas mudanças permitem a centralização, automatização e delegação num ambiente de produção com muita utilização da virtualização.
Ferramenta para criação de Appliance
A nova versão do Fedora traz esta ferramenta, que combinada com a Fedora Remix mark, permite aos OEMs, programadores e ISVs criar novos produtos com a utilização do boa documentação do Projecto como base. Os utilizadores podem juntar outras tecnologias ao enorme universo do Fedora e outros softwares livres para criar soluções inovadoras.
SecTool
O Fedora 10 acompanha a novíssima ferramenta de auditoria de segurança, que permite a detecção de problemas no sistema antes que eles causem maiores danos. Como é possível? É simples: utilizar a ferramenta para fazer os testes numa interface gráfica simples e modular que permite testar os itens do interesse do utilizador.
Gnome 2.24
A nova versão do Gnome traz diversas funcionalidades novas, desde abas no Nautilus, até à possibilidade de transferir novos plugins para a barra de tarefas de forma simples. Mais informações sobre o lançamento do Gnome, podem ser consultadas nas notas de lançamento do Projecto Gnome.
KDE 4.1.2
O novo KDE está cheio de novidades. Desde melhorias no Dolphin - o gestor de ficheiros -, até mudanças na composição do sistema de janelas e uma nova aplicação que serve de interface para OpenStreetMap. Para a lista completa de novidades do KDE 4.1.2, leia as notas de lançamento do KDE.
- Criado em .
- Última atualização em .