Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: reforma antecipada com criterios de anos -descontos preenchidos

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: reforma antecipada com criterios de anos -descontos preenchidos

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
23 Mar. 2020 12:35

Um trabalhador que se reforma pode continuar a trabalhar, mas não na mesma empresa ou grupo empresarial.

Informação 1) "Quem prolonga a vida ativa é recompensado. Se trabalhar depois dos 66 anos e 5 meses, recebe uma pensão bonificada. O valor dessa bonificação varia com o número de anos de contribuições. Por cada mês a mais, beneficia de um aumento percentual no cálculo da pensão. Essa percentagem é multiplicada pelo número de meses que trabalhou após atingir a idade da reforma. Mas só contam os meses de trabalho efetivo (excluem-se os períodos de baixa por doença, por exemplo) e até o trabalhador completar 70 anos. Mais: o valor da pensão não pode ser superior a 92% da melhor das remunerações de referência que serviram de base ao seu cálculo." (Fonte: www.deco.proteste.pt/investe/reforma/dir...va-para-receber-mais ).

Informação 2) "Nos termos do Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10/05 as pensões podem ser de invalidez, de velhice ou de viuvez, sendo que, em alguns casos, a acumulação de pensão com rendimentos de trabalho é permitida na totalidade, enquanto noutros o sistema impõe algumas restrições, o que justifica a elaboração deste pequeno artigo que versa especificamente sobre a possibilidade de cumular pensão de velhice (vulgamente designada por pensão de reforma) com rendimentos do trabalho." (Fonte: https carloscanaes 2013/12/26/cumulacao-da-pensao-de-reforma-com-rendimentos-do-trabalho/)

Informação 3) "Os reformados da Segurança Social e os aposentados da CGA estão impedidos, por lei, de trabalhar para o estado, mas podem trabalhar no sector privado" (Fonte: https eugeniorosa Sites/eugeniorosa.com/Documentos/2011/REFORMADOS-APOSENTADOS-PROIBIDOS.pdf)

Informação 4) "Nos termos do n.º 3 do artigo 62.º, é proibida a acumulação de pensão antecipada de velhice, atribuída no âmbito da flexibilização, com rendimentos provenientes de exercício de trabalho ou actividade, a qualquer título, na mesma empresa ou grupo empresarial, por um período de três anos a contar da data de acesso à pensão antecipada. " (Fonte: www.ordemengenheiros.pt/pt/centro-de-inf...ar-na-mesma-empresa/ )

Informação 5) sabiasque.pt/forum/25-pensoes-e-reformas...ar-apos-reforma.html

  • manuel200
  • Avatar de manuel200
17 Mar. 2020 11:36

Boas.

Gostaria de saber se ao pedir reforma antecipada posso continuar a trabalhar na mesms empresa.


Obrigado.

Tempo para criar a página: 0.281 segundos