Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de trabalho, trabalho por Turnos, trabalho Noturno e trabalho Suplementar

Legalidade da revogação da isenção do horário de trabalho

21 Abr. 2020 10:10 #22103 por Luisa
Bom dia,
Sou trabalhadora efetiva na empresa há mais de 25 anos.
Em 2015, foi-me dado a assinar um 'Acordo de Isenção de Horário de Trabalho' que refere:
«É livremente celebrado o aditamento ao contrato de trabalho em vigor...» «Ambos os outorgantes acordam que a Segunda passará a estar isenta de horário de trabalho, na modalidade de não sujeição aos limites máximos dos períodos normais de trabalho segundo o n.º a) do Artº 219 da Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro.»
No inicio do mês, fui verbalmente informada de que devido à situação financeira da empresa, iriam deixar de me pagar o valor de 10% referente à retribuição da isenção de horário.
É legal esta 'revogação' imparcial?
Não fui notificada por qualquer documento, pelo que não assinei nada a concordar com esta revogação.
O que devo fazer se no próximo vencimento verificar que não me foi paga a IH?
A entidade patronal pode retirar-me um direito que me foi atribuído por aditamento ao contrato de trabalho?
Muito agradeço desde já me possam elucidar a respeito deste assunto.
Obrigada.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Alexandra
1 dia 14 horas

Boa Noite Gostaria me informassem como calcular o valor a receber por óbito da minha entidade patronal (nome individual/ r ...

eduarda
3 dias 10 horas

bom, aconteceu alguma coisa?.. fiz a mesma coisa com meu namorado e posso está com um pouco de medo. Também ainda sou virge ...

jorge
5 dias 18 horas

Bom dia agradecia que me esclarecessem o seguinte Apos a morte do meu pai, a viuva, que tinha ficado como cabeça de casal, ...

José
7 dias 18 horas

A questão da correta interpretação reside numa correta leitura da legislação aplicável. Esta, não a qualquer número d ...

Maria
7 dias 18 horas

Gostaria que me informassem, se faltas por Falecimento, se acontecer no fim de semana ou feriado, conta para esses dias, é q ...