Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Turnos Rotativos - Direitos

Turnos Rotativos - Direitosfoi criado por Beatrizzz

04 Abr. 2019 12:32 #20976
Bom Dia,

Como está? Desde já o meu agradecimento a qualquer resposta ás minhas questões, como aos esclarecimentos que presta á comunidade.
Trabalho há mais de 30 anos numa Clinica/Hospital particular de Saúde em turnos rotativos.
Informo que não sou sindicalizada, a quem de direito para colocar estas e outras questões? Tribunal Trabalho? Act?

não me lembro de ter assinado qualquer CCT aquando da minha entrada, vigora o da altura (1986)? Os direitos contidos no mesmo são adquiridos para sempre, vigoram agora? Ou com as alterações constantes ao longo dos anos e publicadas no BTE ?

Desde 2004, CATEGORIA; Auxiliar Acção Médica, VALOR BASE; 570.00€ Diuturnidades; 135.60€
a) Valor base manteve-se inalterado até 2017, ( 13 anos sem aumento)- TINHA DE HAVER ?
b) Categoria foi alterada sem consentimento para Emp.Enfermaria; Aux.Acção Médica III; mas o valor base menteve-se - PODEM ALTERAR A CATEGORIA SEM CONSENTIMENTO?
c) O valor da diuturnidade é fixo, ou aumenta consoante o valor base?
d) Nunca me deram subsidio de alimentação até hoje, visto que nas instalações tem cantina/cozinha própria para os doentes, argumentam que não são obrigados a dar por este motivo, fazendo as refeições. Posso exigir o Subsidio?

Durante o mês tenho uma escala, onde estão englobados vários turnos de trabalho, sempre contínuos os 7 dias da semana, onde estão englobados dias DESCANSO+FOLGAS e FERIADOS;
a) 08.00h/15.00h= 7h
b) 14.30h/22.30h= 8h
c) 17.00h/24.00h= 7h
d) 22.00h/08.00h= 10h
- existem semanas onde tenho 2/3/4 turnos diferentes; QUAL É A PERCENTAGEM DE TURNO NESTES CASOS?
- as folgas tem de ser obrigatoriamente ao 7º dia? E quando alterada por força do trabalho? QUE DIREITOS TENHO?
- trabalho feriados – qual a percentagem? Tenho direito a uma folga?
- quando trabalho sábado + domingo- QUAL É A PERCENTAGEM? AO FIM DE SEMANA NÃO É PAGA COM OUTRO VALOR?

Durante quantos anos o trabalhador pode reclamar direitos? E se a entidade patronal for mudando( total ou quotas)?

Ouvi falar que quem cumpre o requisito mínimo de trabalho por turnos, incluindo o noturno, desde que tenha trabalhado 20 anos seguidos e tenha 50 anos de idade, pode pedir excusa aos turnos noturnos.

Obs. Caso queira responder em particular a estas questões, queira informar sff, que envio dados.

Com os melhores cumprimentos
Beatriz Santos

Respondido por Beatrizzz no tópico Turnos Rotativos - Direitos

08 Abr. 2019 12:46 #20985
Bom Dia,

Não há resposta para as minhas questões?
Tinha muita urgência nas mesmas, visto estarmos varias pessoas na mesma situação e estarmos pendentes para dar o próximo passo.Obrigado
Tempo para criar a página: 0.292 segundos