Responder: Posso receber a pensão de sobrevivência numa conta do falecido?

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Posso receber a pensão de sobrevivência numa conta do falecido?

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

• Pedro Ferreira
14 Ago. 2025 10:11

Olá!
Sim, após o falecimento do seu pai, a sua mãe pode domiciliar a pensão de sobrevivência numa conta bancária, mas não pode ser uma conta em nome exclusivo do falecido. Aqui está o que precisa de saber:

Regras para domiciliar a pensão de sobrevivência

• A pensão de sobrevivência é atribuída pela Segurança Social aos familiares do beneficiário falecido, como forma de compensar a perda de rendimentos.
  • Para receber essa pensão, a pessoa beneficiária (neste caso, a sua mãe) deve indicar uma conta bancária ativa em seu nome ou conta conjunta onde seja titular.
  • Não é permitido domiciliar pagamentos numa conta exclusivamente em nome do falecido, mesmo que ainda esteja ativa.

Pode consultar os detalhes no artigo Pensão de Sobrevivência .

O que a sua mãe deve fazer
  1. Abrir ou indicar uma conta bancária em seu nome (ou conjunta com outro titular, desde que não seja o falecido).
  2. Preencher o formulário de pedido de pensão de sobrevivência disponível na Segurança Social Direta ou presencialmente.
  3. Anexar o IBAN da conta bancária onde pretende receber a pensão.

• Pedro Ferreira
14 Ago. 2025 09:54

Gostaria de saber se á morte do meu pai, a minha mãe pode domicialar a reforma uqe passa para ela numa conta onde ele seja titular. Muito obrigada

Publish modules to the "offcanvas" position.