Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Alteração Regulação Poder Paternal

Respondido por AnaP. no tópico Alteração Regulação Poder Paternal

17 Jun. 2022 16:38 #22762
Boa tarde, aproveito o tópico para tirar uma dúvida em relação ao poder paternal. 
Tenho a guarda do meu filho desde 2012, altura em que eu e o pai nos separamos e fomos a tribunal por forma a assentar as responsabilidades parentais, porque o Pai estava a pôr problemas em pagar a pensão de alimentos. Na altura o menor em questão tinha 3 anos, e ficou à minha guarda, com os fins de semana alternados com o pai, os Natais alternados e os aniversários dos pais com os mesmos, bem como ficou decidida a pensão de alimentos de 100€ mensais.
No ano seguinte, em 2013, eu tive necessidade de sair da localidade em questão, por motivos de trabalho, e acabei por sediar a minha localidade, onde vivo até hoje, e na altura eu levei o meu filho comigo. O Pai nunca se opôs, mas sendo impossível cumprir com os deveres dele, tais como os fins de semana e o ir buscar à escola, passando apenas a passar as férias  com o Pai os Natais alternados, e claro sempre que houvesse possibilidade de deslocação de algum dos progenitores.
Acontece que agora com 13 anos, o menor em questão releva forte vontade de viver com o pai, mostrando uma revolta grande e falta de compreensão de não estar com ele mais vezes, derivada a distância, tendo graves problemas de adaptação e comportamentais na escola.
​​​​E tanto eu como o pai, achamos que será melhor ir viver com ele, iniciando na nova escola o ano novo letivo.
Ora a dúvida é, uma vez que estamos de acordo, teremos que recorrer novamente a tribunal? Iremos ter passar o poder paternal para o pai, mesmo que seja temporariamente? Ou existe algum acordo que possamos redigir em que invertemos os papéis? O menor irá residir com o pai e virá passar as férias com a mãe, eu darei a pensão de alimentos? Ou uma vez que existe mútuo acordo, não há necessidade disso e pode apenas ir viver com ele e trocar de escola?

Grata pela atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração Regulação Poder Paternal

26 Jul. 2022 17:00 #22814
Tempo para criar a página: 0.281 segundos