Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

P Autor do tópico
Pedro Ferreira Desligado
Moderador
  • Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira
    • Mensagens: 2519
    • Thanks: 44

    Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

    13 Jun. 2024 18:16 - 13 Jun. 2024 18:18
    #24239
    (Carlos) - Caros Senhores, agradeço a v/ajuda/informação do seguinte:
    Estive de baixa desde Setembro de 2021 até a junho de 2024, pelo motivo de "tendinite" (Tendinopatia calcificante da coifa dos rotadores), fui operado ao ombro em 31-07-2023, isto por falta de condições no balcão, peças auto (apoio do braço). Tenho 63 anos de idade com 47 anos de descontos, pedi a reforma antecipada, já foi aceite . Comuniquei e enviei por email os documentos da Segurança Social, para a entidade patronal e centro de saúde, conforme solicitação da SS. Agora a empresa onde trabalho pediu-me uma carta assinada em como cessava a minha atividade profissional na empresa... Será obrigatório ? Será que depois também tem que me informar/comunicar a receção da mesma ? Durante este tempo não tenho direito de receber a diferença do subsidio de ferias/natal, com esta situação deixei de ganhar mais de 300€ mensais, sem culpa. Agradeço que informem um exemplo de carta para enviar aos RH, sem mencionar valores... Obrigado Carlos
    Ultima edição : 13 Jun. 2024 18:18 por Pedro Ferreira.
    P Autor do tópico
    Pedro Ferreira Desligado
    Moderador
  • Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira
    • Mensagens: 2519
    • Thanks: 44

    Re: Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

    13 Jun. 2024 18:23
    #24240
    Em Portugal, é comum que a entidade empregadora solicite uma comunicação escrita para formalizar a cessação do contrato de trabalho. Esta carta serve como uma confirmação oficial da sua parte e é um procedimento padrão em muitos casos de término de emprego.

    Quanto à comunicação da receção da carta por parte da empresa, não é obrigatório por lei, mas é uma boa prática e cortesia profissional informar que a carta foi recebida e o processo está em andamento.

    Aqui está um exemplo de carta que pode enviar ao departamento de Recursos Humanos da sua empresa:

        [Seu Nome Completo]
        [Seu Endereço]
        [Código Postal e Localidade]

        [Nome da Empresa]
        [Endereço da Empresa]
        [Código Postal e Localidade]

        [Localidade], [Data]

        Assunto: Comunicação de Cessação de Atividade Profissional

        Exmos. Senhores,

        Venho por este meio comunicar a minha decisão de cessar a minha atividade profissional na [Nome da Empresa], com efeito a partir de [Data de Cessação], conforme já previamente acordado e aceite no âmbito do meu pedido de reforma antecipada.

        Informo que todos os procedimentos necessários junto da Segurança Social foram devidamente cumpridos e os documentos relevantes foram enviados para esta entidade e para o centro de saúde, conforme solicitado.

        Agradeço a oportunidade e a experiência profissional que me foram proporcionadas ao longo dos anos de serviço nesta empresa. Estou disponível para proceder à entrega de quaisquer documentos ou informações adicionais que sejam necessários para completar este processo.

        Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

        [Assinatura manuscrita]

        [Seu Nome Completo]

    Certifique-se de ajustar os detalhes conforme necessário para refletir a sua situação específica. Espero que esta informação seja útil e desejo-lhe o melhor na sua reforma.
    A
    Anónimo
    Visitante
  • Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Re: Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

    14 Jun. 2024 08:45
    #24241
    Caro Pedro Ferreira, Estou muito agradecido pela a ajuda/informação, sem dúvida este é um serviço prestado de grande qualidade e bons profissionais. ObrigadoCarlos

    Publish modules to the "offcanvas" position.