Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissionalfoi criado por Pedro Ferreira

13 Jun. 2024 18:16 - 13 Jun. 2024 18:18 #24239
(Carlos) - Caros Senhores, agradeço a v/ajuda/informação do seguinte:
Estive de baixa desde Setembro de 2021 até a junho de 2024, pelo motivo de "tendinite" (Tendinopatia calcificante da coifa dos rotadores), fui operado ao ombro em 31-07-2023, isto por falta de condições no balcão, peças auto (apoio do braço). Tenho 63 anos de idade com 47 anos de descontos, pedi a reforma antecipada, já foi aceite . Comuniquei e enviei por email os documentos da Segurança Social, para a entidade patronal e centro de saúde, conforme solicitação da SS. Agora a empresa onde trabalho pediu-me uma carta assinada em como cessava a minha atividade profissional na empresa... Será obrigatório ? Será que depois também tem que me informar/comunicar a receção da mesma ? Durante este tempo não tenho direito de receber a diferença do subsidio de ferias/natal, com esta situação deixei de ganhar mais de 300€ mensais, sem culpa. Agradeço que informem um exemplo de carta para enviar aos RH, sem mencionar valores... Obrigado Carlos
Ultima edição : 13 Jun. 2024 18:18 por Pedro Ferreira.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

13 Jun. 2024 18:23 #24240
Em Portugal, é comum que a entidade empregadora solicite uma comunicação escrita para formalizar a cessação do contrato de trabalho. Esta carta serve como uma confirmação oficial da sua parte e é um procedimento padrão em muitos casos de término de emprego.

Quanto à comunicação da receção da carta por parte da empresa, não é obrigatório por lei, mas é uma boa prática e cortesia profissional informar que a carta foi recebida e o processo está em andamento.

Aqui está um exemplo de carta que pode enviar ao departamento de Recursos Humanos da sua empresa:

    [Seu Nome Completo]
    [Seu Endereço]
    [Código Postal e Localidade]

    [Nome da Empresa]
    [Endereço da Empresa]
    [Código Postal e Localidade]

    [Localidade], [Data]

    Assunto: Comunicação de Cessação de Atividade Profissional

    Exmos. Senhores,

    Venho por este meio comunicar a minha decisão de cessar a minha atividade profissional na [Nome da Empresa], com efeito a partir de [Data de Cessação], conforme já previamente acordado e aceite no âmbito do meu pedido de reforma antecipada.

    Informo que todos os procedimentos necessários junto da Segurança Social foram devidamente cumpridos e os documentos relevantes foram enviados para esta entidade e para o centro de saúde, conforme solicitado.

    Agradeço a oportunidade e a experiência profissional que me foram proporcionadas ao longo dos anos de serviço nesta empresa. Estou disponível para proceder à entrega de quaisquer documentos ou informações adicionais que sejam necessários para completar este processo.

    Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

    [Assinatura manuscrita]

    [Seu Nome Completo]

Certifique-se de ajustar os detalhes conforme necessário para refletir a sua situação específica. Espero que esta informação seja útil e desejo-lhe o melhor na sua reforma.

Respondido por Anónimo no tópico Pedido da reforma antecipada- depois da baixa profissional

14 Jun. 2024 08:45 #24241
Caro Pedro Ferreira, Estou muito agradecido pela a ajuda/informação, sem dúvida este é um serviço prestado de grande qualidade e bons profissionais. ObrigadoCarlos
Tempo para criar a página: 0.282 segundos