Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Enganei - me Agregado

Enganei - me Agregadofoi criado por marquesz

27 maio 2024 17:21 #24220
Boa tarde, 

reparei agora que preenchi mesmo mal o agregado familiar para subsídio social desemprego, pois como não constava na minha segurança social ninguém, nem eu estava no dos meus pais e como faço irs sozinha, pensei que estivesse bem… mas já percebi que tenho de colocar as pessoas que vivem na morada. Mesmo que estejam ausentes, etc. Agora já entreguei a ficha. Tenho de esperar a resposta, pois já não dá para submeter. O que poderá acontecer? Castigarem-me os tais 24 meses ou deixar-me-ão corrigir? Porque realmente não fazia ideia. Eu fui pelo que está na segurança social, até porque até eu ser maior de idade era a minha mãe e pai que tratavam dessas questões, 

podem auxiliar - me?
obrigada  

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Enganei - me Agregado

29 maio 2024 17:12 #24227
Compreendo a sua situação e o erro que cometeu no preenchimento do agregado familiar para o subsídio de desemprego.Possíveis Consequências:
  • Atraso no pagamento do subsídio: O processamento do seu pedido poderá ficar em suspenso até que a situação do agregado familiar seja regularizada.
  • Reembolso de valores indevidamente recebidos: Caso já tenha recebido o subsídio, a Segurança Social poderá solicitar o reembolso dos valores pagos indevidamente, se considerar que o agregado familiar foi declarado incorretamente.
  • Penalização: Em casos mais graves, poderá ser aplicada uma penalização de suspensão do direito ao subsídio por um período de até 24 meses.
No entanto, é importante salientar que:
  • Cada caso é analisado individualmente. A Segurança Social terá em conta a sua boa fé e o facto de não ter tido intenção de cometer fraude.
  • Já existem medidas para regularizar situações como a sua. A Segurança Social dispõe de mecanismos para que possa corrigir o erro e apresentar a documentação correta do agregado familiar.
Recomendações:
  • Contactar a Segurança Social o mais rapidamente possível: Explique a situação que ocorreu e demonstre a sua vontade de regularizar a situação.
  • Apresentar documentação comprovativa: Reúna toda a documentação que comprove a composição do seu agregado familiar, mesmo que os elementos não residam na mesma morada.
    • Declarações de Residência: Da junta de freguesia para todos os elementos do agregado familiar.
    • Recibos de Despesas: Em nome de cada elemento do agregado familiar, comprovando despesas individuais.
    • Outros Documentos: Testemunhas, declarações, etc., que possam comprovar a situação real do agregado familiar.
  • Ser persistente: Mantenha o contacto com a Segurança Social e insista em obter as informações necessárias para regularizar a sua situação.
Informações Úteis: Conclusão:É importante agir com rapidez e honestidade para regularizar a sua situação junto à Segurança Social. Com as medidas adequadas, poderá evitar penalizações e garantir o recebimento do subsídio a que tem direito.Lembre-se:
  • A Segurança Social está disponível para ajudá-lo a resolver esta situação.
  • Não hesite em solicitar ajuda e esclarecimentos sempre que precisar.
Tempo para criar a página: 0.261 segundos