Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

quero saber se estou a descontar

quero saber se estou a descontarfoi criado por vasco72

15 Jun. 2015 18:14 #13873
Deram me contrto 6 meses ...desde fevereiro 2015 e nunca me deream recibo para asinar..sera que estou a fazer descontos?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico quero saber se estou a descontar

12 Jul. 2015 16:41 - 25 Set. 2023 09:34 #14111
Caro Vasco Boaventura, boa tarde.

A informação que pretende deve ser requerida junto dos serviços da Social por uma das vias indicadas em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Em alternativa poderá aceder a app.seg-social.pt/ptss para proceder à sua inscrição na SEGURANÇA SOCIAL DIRETA, fazendo o registo e pedindo uma senha de acesso. Isto permitir-lhe-à, depois de receber esta senha, aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social, incluindo a carreira contributiva (que indica os descontos feitos e respetivas datas).
Ultima edição : 25 Set. 2023 09:34 por Pedro Ferreira.

Respondido por Ana Filipa Vieira no tópico quero saber se estou a descontar

10 Abr. 2018 14:04 #19138
Boa tarde, supostamente e depois de muitos meses de trabalho, transmitiram-me que me fariam contrato e descontos a partir de Janeiro. O que acontece é que nunca me apresentaram um documento relativamente ao contrato para eu assinar. À poucos dias, assinei um papel do salário relativo ao mês de Janeiro, o que não me garante que seja o mesmo papel da Segurança Social. A minha questão é: estou realmente a descontar?
Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico quero saber se estou a descontar

11 Abr. 2018 18:29 - 25 Set. 2023 09:35 #19157
Se lhe deram um "recibo" de remuneração para assinar, significa que está "contratada" e que, em princípio, devem estar com a sua situação legalizada. Veja se, no recibo, não está uma linha referente aos "descontos para a segurança social".

Relativamente ao "contrato"

O trabalhador que presta serviço para uma empresa ou um empregador por um período superior a 90 dias consecutivos (3 meses iniciais equivalentes ao período experimental "geral") sem que haja um contrato escrito, tem uma situação contratual equivalente à do trabalhar com vínculo laboral sem termo, ou seja, efetivo. No entanto, para que esta situação seja verdadeira, é preciso que o empregador faça os descontos para a Seg. Social (os dele e os do trabalhador, diretamente no salário) ou seja, é preciso que o empregador registe o trabalhador na Seg. Social desde o 1º dia de trabalho, "ativando" a carreira contributiva do trabalhador. Para verificar isto será preciso consultar a Seg. Social diretamente.

Contactos da Seg. Social

1. Serviço SEGURANÇA SOCIAL DIRETA (fazer registo e pedir senha de acesso em app.seg-social.pt/ptss ) para (depois de ter a senha) aceder via Internet a todos os seus dados relativos à Segurança Social.

2. Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 300 502 502 (+351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

3. Serviço ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO pode ser feito online ( siga.marcacaodeatendimento.pt/ ) ou por telefone (Nr. 300 502 502 / dias úteis 9h00 - 17h00 / escolha opção 6 - marcação de atendimento presencial). Tenha consigo o NISS e a sua senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta. Custo de chamada para rede fixa em função do plano tarifário.

4. Atendimento presencial num CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página siga.marcacaodeatendimento.pt/ do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

5. Atendimento presencial num balcão numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao
Ultima edição : 25 Set. 2023 09:35 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.252 segundos