Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Informação sobre prestação de serviços

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Informação sobre prestação de serviços

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
05 Set. 2013 14:58

Cara Adriana, boa tarde.

Trabalhar "à experiência" sem qualquer tipo de contrato e sem que a tenham informado que teria de passar recibo sobre o rendimento auferido é (profundamente) ilegal. À partida, quando a recrutaram para o trabalho, disseram-lhe que teria de emitir recibo para ser paga? Fizeram algum tipo de contrato ou disseram-lhe qual o tipo de contrato que iriam fazer? Toda a situação é (deveras) irregular por parte do empregador... é o tipo de situação que merece uma denúncia à ACT (1).

Para responder diretamente à sua questão: se pensa que, até ao final do corrente ano, não voltará a ter de emitir um recibo, então a opção mais acertada será o da fatura/recibo ato isolado, sim. Se é mais vantajosa a emissão de uma fatura pela empresa do seu pai, sim, poderá ser na medida em que fica isenta de obrigações fiscais (mas não se esqueça de pagar o IVA e o IRS ao seu pai). No entanto, para que uma fatura da empresa do seu pai seja aceite pela empresa para quem prestou o serviço, terá de haver acordo entre as partes (sua e do empregador).



(1) ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho
- Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada em www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao
- Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/SobreACT/Cont...Paginas/default.aspx
- Por escrito (online) - em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx
- Queixa/denúncia (online) - em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Queixas...Paginas/default.aspx

  • Adriana2
  • Avatar de Adriana2
04 Set. 2013 14:42

Boa tarde.
Trabalhei à experiência numa empresa a Call Center, durante 2 semanas, tenho 100€ a receber, mas para isso pedem-me para eu passar recibo verde. Penso que a opção que tenho é passar um recibo verde por ato isolado, correto? E tenho de pagar iva por 100€?
Contudo o meu pai também trabalha por conta própria, não seria mais vantajoso para mim ele passar uma factura à empresa em questão?

Tempo para criar a página: 0.252 segundos