Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre o trabalho por conta própria ou recibos verdes? Pergunta aqui!

Periodo de "carência" para subsídio de desemprego?

Periodo de "carência" para subsídio de desemprego?foi criado por sersind

30 Jul. 2012 23:01 #5362
Estou actualmente a trabalhar por conta de outrem e tenho actividade aberta em paralelo, da qual passo recibos verdes todos os meses (+/- 500€ mensais).

A minha dúvida surge ao anunciarem-me hoje que no final de setembro não me irão renovar o contrato de trabalho. Portanto, terei que fechar a minha actividade para ter direito a subsídio de desemprego, suponho eu. Mas haverá um tempo mínimo sem Trabalho Independente antes de pedir o subsídio de desemprego? Por ex., se o contrato acaba no dia 30/09, posso fechar a actividade no dia 29/09 ou tem um período de carência?

Obrigada pela vossa ajuda!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Periodo de "carência" para subsídio de desemprego?

31 Jul. 2012 11:52 #5375
Caro/a sersind, bom dia.

Pela informação de que dispomos, não existe um "período de carência" entre fechar atividade de trabalhador independente e requerer o subsídio de desemprego, desde que seja fechada ANTES da data de desemprego.

Terá mesmo que fechar a atividade independente, senão fica sem direito a requerer o subsídio de desemprego, uma vez que a Seg. Social considera que quem tem atividade aberta é porque tem meios de rendimento, não atribuindo o subsídio.

Respondido por sersind no tópico Periodo de "carência" para subsídio de desemprego?

31 Jul. 2012 14:16 #5380
Obrigada pelos seus esclarecimentos!
Tempo para criar a página: 0.272 segundos