Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre o trabalho por conta própria ou recibos verdes? Pergunta aqui!

Abrir actividade para dar aulas de yoga

07 Mar. 2018 11:05 #18849 por Cátia Pessoa
Abrir actividade para dar aulas de yogafoi criado por Cátia Pessoa
Sou trabalhadora dependente, mas pretendo abrir um espaço próprio para dar aulas de yoga (actividade que iria acumular com o trabalho dependente).
Ao ter estabelecimento aberto poderia abrir actividade e passar recibos verdes aos alunos?
Ou teria de abrir actividade como empresa?

Obrigada!

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

22 Mar. 2018 11:32 #18915 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Re: Abrir actividade para dar aulas de yoga
Dependendo da forma como "abre o espaço" assim terá de iniciar a sua atividade independente como empresa ou como trabalhadora em nome individual.

A forma mais simples será apenas o registo como trabalhadora em nome individual para poder passar recibos verdes e, já que acumula com o trabalho dependente, não terá de preocupar-se com IVA, retenções e descontos para Seg. Social.

No entanto, se o "abrir o espaço" envolver contratos de arrendamento, luz, água e outros custos, será de considerar qual a forma mais vantajosa em termos fiscais. Tem o formato "empresa", tem o formato "unipessoal" e tem o formato "recibos verdes".

Deixamos-lhe a sugestão de que fale com um/a contabilista que a possa esclarecer e orientar para a solução mais adequada às circunstâncias. Também poderá contactar a AT – Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças - contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html) para perceber se têm alguma linha de apoio que ajude a esclarecer as suas dúvidas.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Clara Freitas
17 horas 12 minutos

Tive acidente de trabalho a 17-11-2021. IPP de 12,5%.Falam da idade como fator a ter em conta na indeminização. Na formula ...

Beatriz Madeira
18 horas 2 minutos

Não estamos certos de perceber a sua questão, pelo que pedimos desculpa. Um trabalhador com uma ITP não tem de pagar nada ...

Beatriz Madeira
19 horas 6 minutos

A atribuição de uma IPP não tem qualquer interferência na contagem dos anos de descontos para a reforma.