Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Dúvidas: contribuições

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Dúvidas: contribuições

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • smontes
  • Avatar de smontes
15 Dez. 2015 17:35

Boa tarde,
Em 2014, abri actividade enquanto estava empregada por conta de outrem e passei alguns recibos verdes que não devem ter ultrapassado os 2000 euros.
No início de 2015, encerrei actividade por não ter necessidade de passar recibos verdes. Em Novembro de 2015, rescindi contrato com a minha anterior entidade empregadora e estou agora, em Dezembro, a iniciar uma nova fase enquanto prestadora de serviços. Vou por isso necessitar de reabrir actividade, desta vez como trabalhadora independente.
Aquilo que vou auferir nunca vai ultrapassar os 10.000€, porque será em média de 350€ mensais.
Tenho várias dúvidas, mas maioritariamente em relação à segurança social:

• O meu primeiro ano de isenção à segurança social, já terminou?
• A receber este valor por mês, estou isenta de contribuições à segurança social? Se sim, como faço essa requisição?
• Estou isenta de IVA e de IRS?
• Com despesas naturais que tenho de transporte e despesas escolares, tenho necessidade de fazer retenção na fonte?

As minhas perguntas existem principalmente porque de cada vez que contacto a Segurança Social e as Finanças, respondem-me de formas diferentes. Apesar de já me ter tentado informar de todas as formas possíveis e de já ter lido todos os documentos oficiais, da última vez que contactei a Segurança Social, disseram-me que eu seria enquadrada com o meu rendimento em 2014 e que iria sempre ter que pagar contribuições, independentemente do valor muito baixo que vou auferir a partir de agora.
Ficava muito grata se me pudesse ajudar.

Sara

Tempo para criar a página: 0.248 segundos