Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Podem pedir-me alguma indemnização por abandono do trabalho?

Podem pedir-me alguma indemnização por abandono do trabalho?foi criado por Pedro Ferreira

03 Nov. 2010 16:45 #986
Boa tarde,
assinei um contrato de trabalho a termo certo com uma empresa a 1 de Fevereiro de 2010 pelo período de 8 meses, tendo-se renovado automaticamente no início de Outubro. Entretanto deixei de comparecer ao trabalho no dia 12 de Outubro e recebi hoje uma carta de cessação do contrato por abandono do trabalho há 15 dias úteis. Tendo já gozado de 12 dias de férias e recebido o subsídio correspondente, bem como também tendo usufruído de mais 12 dias de férias acrescidos porque trabalho numa microempresa que fecha obrigatoriamente no período total de 24 dias, gostaria de saber quais são os meus direitos e se me podem pedir alguma indemnização por abandono do trabalho.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Podem pedir-me alguma indemnização por abandono do trabalho?

03 Nov. 2010 17:09 #990
O artigo 403 do Código do Trabalho português em vigor diz que:
"1 — Considera-se abandono do trabalho a ausência do trabalhador do serviço acompanhada de factos que, com toda a probabilidade, revelam a intenção de não o retomar.
2 — Presume-se o abandono do trabalho em caso de ausência de trabalhador do serviço durante, pelo menos, 10 dias úteis seguidos, sem que o empregador seja informado do motivo da ausência.
3 — O abandono do trabalho vale como denúncia do contrato, só podendo ser invocado pelo empregador após comunicação ao trabalhador dos factos constitutivos do abandono ou da presunção do mesmo, por carta registada
com aviso de recepção para a última morada conhecida deste.
4 — A presunção estabelecida no n.º 2 pode ser ilidida pelo trabalhador mediante prova da ocorrência de motivo de força maior impeditivo da comunicação ao empregador da causa da ausência.
5 — Em caso de abandono do trabalho, o trabalhador deve indemnizar o empregador nos termos do artigo 401.º".

O artigo 401 diz que "O trabalhador que não cumpra, total ou parcialmente, o prazo de aviso prévio estabelecido no artigo anterior deve pagar ao empregador uma indemnização de valor igual à retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período em falta, sem prejuízo de indemnização por danos causados pela inobservância do prazo de aviso prévio ou de obrigação assumida em pacto de permanência.".

O Código do Trabalho é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor. Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Respondido por Miriam no tópico Podem pedir-me alguma indemnização por abandono do trabalho?

04 Nov. 2010 09:47 #992
E que direitos ainda me restam?

Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Podem pedir-me alguma indemnização por abandono do trabalho?

04 Nov. 2010 12:59 #995
Tendo usufruído das férias respeitantes à duração do contrato e recebido o respectivo subsídio, o trabalhador terá que receber o subsídio de Natal que é calculado de forma proporcional aos meses trabalhados (1/12 por mês) no ano da cessação de contrato.
Tempo para criar a página: 0.251 segundos