Boa tarde
Encontro-me numa situação em que preciso de ajuda para tentar antever o que me pode acontecer no final do próximo mês.
Estou num Contrato de trabalho a Termo Certo (CTC) desde 01/01/2011. Esse primeiro contrato foi de 18 meses (ano e meio) e terminou portanto a 30/06/2012. Foi renovado com adenda ao contrato com alteração de prazo, passando a 12 meses. Estou portanto neste momento a finalizar a 1ª renovação que terminará a 30/06/2013 e nessa data estarei em situação de CTC há 30 meses (2 anos e meio).
Ora segundo o atual Código do Trabalho (CT) que diz no nº3 do artigo 148º que um CTC pode ser renovado até 3 vezes e a sua duração não pode exceder 3 anos.
Por outro lado bem sei que há a Lei 3/2012 que no nº1 do artigo 2º diz que pode haver 2 renovações extra no caso dos CTCs que até 30/06/2013 (o meu caso) atinjam os limites máximos de duração definidos no já referido nº3 do art.148º do CT, o que não é o meu caso pois em 30/06/2013 não atingirei nem 3 renovações nem 3 anos de CTC.
Portanto no meu caso aplica-se o máximo de 3 renovações e que não podem exceder 3 anos.
A minha dúvida é sobre a situação do meu empregador optar por mais uma renovação de 12 meses, e assim sendo iria me renovar um contrato que acabaria em 30/06/2014 e nessa altura já eu teria 42 meses de contrato CTC (3 anos e meio), ou seja mais de 3 anos.
A minha questão é: Pode o meu empregador oferecer-me uma renovação de contrato por mais 12 meses e isso ser legal (pois no final dessa renovação já terei excedido os 3 anos de CTC) ou o meu empregador apenas me pode oferecer a passagem a um Contrato sem Termo ou a não renovação do meu CTC?
Espero ter sido clara.
Obrigada desde já pela ajuda.
Ultima edição : 11 Abr. 2013 14:34 por demitome. Motivo: erro ortográfico